As seis instituições federais de educação superior sediadas na Bahia - UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA e IF-Baiano - apresentaram à bancada baiana no Congresso Nacional uma proposta de emenda parlamentar com o objetivo de diminuir, em 2023, os impactos da defasagem orçamentária. As contas das entidades acumulam deficit nos últimos anos, agravado recentemente pelo corte de 7,2% imposto ao orçamento discricionário das universidades e institutos.

O evento contou com as presenças dos deputados federais Alice Portugal, Antonio Brito, Arthur Maia, Cláudio Cajado, Daniel Almeida, Lídice da Mata, Jorge Solla, Josias Gomes, Valdenor Cardoso e Walmir Assunção - representando, assim, o amplo espectro político-partidário mobilizado pelas universidades e institutos em favor da educação superior federal na Bahia.

No texto, assinado pelos seis reitores, as instituições enfatizam a necessidade não somente de recomposição, como de ampliação do investimento federal em um momento de preparação para a retomada plenamente presencial das atividades de pesquisa, ensino e extensão, caso as condições sanitárias relacionadas à pandemia da Covid-19 assim o permitam.