O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio da Bahia totalizou R$ 22,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano, de acordo com relatório da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Apesar do resultado representar 24,3% da economia total do estado, o levantamento demonstra uma queda de 0,7% no PIB do setor em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou cerca de R$ 22,86 bilhões.

 

O coordenador de Contas Regionais da SEI, João Paulo Caetano, explica que, mesmo com a queda no PIB, o agronegócio expandiu sua participação na economia da Bahia.“Quando analisamos a participação de um segmento no PIB, estamos considerando, além das variações em termos reais, as variações em termos de preços. Nesse sentido, podemos ter, por exemplo, uma queda em termos reais, mas ainda assim a possibilidade de aumento de participação em decorrência de uma oscilação nos preços superior à queda calculada em termos reais", explicou Caetano.

 

O novo secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri/BA), Leonardo Bandeira, afirmou que as variações no setor são "normais" e ressaltou que o agronegócio vem se consolidando na economia.

 

"O agro é responsável por grandes riquezas na Bahia, sendo responsável por 1/4 (um quarto) do PIB do estado, e repetimos a performance nessa parcial", disse o secretário.