Práticas e ricas em benefícios, o Mix de Frutas Desidratadas é o lançamento da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), da Chapada Diamantina, na Naturaltech 2022, maior feira de produtos da América Latina, que acontece até este sábado (11), no Pavilhão Anhembi, em São Paulo.

O mix contém abacaxi, banana, manga e jaca em uma embalagem de 250 gramas. Uma boa pedida para que deseja consumir diferentes tipos de frutas diariamente e ter uma alimentação equilibrada. A Coopaita inova e lança também o Citrus, laranja e limão desidratados, muito consumido em chás, águas aromatizadas, bolos, para turbinar os drinks e muito mais.

No estande Agricultura Familiar da Bahia, localizado na Rua H/I/7/8, os visitantes encontram também outros produtos desidratados, em embalagens individuais, como abacaxi, carro-chefe da Coopaita, e jaca que foram os produtos mais vendidos na edição passada do evento, além de banana e manga.

José Augusto Maiorano, extensionista do CAT, órgão de extensão rural de São Paulo, visitou o estande e aprovou os produtos da Coopaita. “Acho importante quando se tem um produto que é vendido in natura, secar ou liofilizar para agregar valor e conseguir acessar outros mercados e atingir regiões que antes não teria chance e até exportar”.

São 18 cooperativas baianas com diversos produtos a exemplo de Balinha de Licuri; Cerveja de Licuri; Chocolate 100% Cacau; Cerveja Artesanal de Nibs de Cacau e Rapadura; Barras de Chocolate; Amêndoas Caramelizadas; Café Especial Gourmet, Especial, Tradicional; Goma de Mandioca Hidratada; Mel; Cerveja de Umbu; Doce de Goiaba com Acerola; Flocão de Milho Não Transgênico e Mingau de Milho sem Açúcar; Palmito Inteiro em Conserva; Suco de Laranja; Pasta de Castanha e Castanha Natural; Iogurtes de Umbu e Licuri; e Acerola Verde Orgânica.

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis. Com informações de assessoria.

por Jornal da Chapada