O governo do estado informou nesta quarta que os moradores de 75 municípios baianos estão recebendo ações emergenciais e estruturantes, como investimentos em saúde, infraestrutura, reconstrução de casas e distribuição de alimentos e água, além de equipamentos. 

De acordo com a administração estadual, durante os últimos três meses, foram distribuídos 6,2 mil itens como geladeiras, fogões, botijões de gás, colchões e liquidificadores a pessoas de 135 municípios. Também foi liberado mais recurso para auxílios de aluguel social e a compra de cestas básicas. Também foram oferecidos mais de 12 milhões de quilos de alimentos e mais de 11 milhões de litros de leite.

A gestão baiana acrescenta ainda que foram ofertados kits com medicamentos, testes rápidos de antígeno e hipoclorito para tratamento da água bruta, além da realização do levantamento de doenças nas regiões atingidas. A Seinfra também informou que está investindo mais de R$ 53 milhões na execução de obras em 126,6 quilômetros de estradas atingidas pelas chuvas.

Para os desabrigados, está prevista a construção de cerca de 1 mil imóveis em diversas cidades. São unidades habitacionais do Programa Bahia Minha Casa, oferecida por meio de convênios firmados entre o governo do estado e as prefeituras. A execução das obras é de responsabilidade dos municípios.

Está em execução também o Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESH), um instrumento de planejamento para evitar que as regiões da Bahia passem novamente por problemas quando ocorrerem chuvas intensas. Estão previstas a identificação de áreas suscetíveis a inundações nas bacias hidrográficas do estado e a indicação de intervenções. Uma das ações é a construção de barragens com a função de controle de cheias.