Foto: Divulgação / Secti

Dois estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste, em Itororó, desenvolveram produtos à base de melão-de-são-caetano para combater parasitas de animais domésticos. Os itens vão de sabonete em barra e líquido para o banho dos animais, além de um desinfetante para higienização dos ambientes.

 

A iniciativa é de João Lucas dos Santos e Maria Luiza Fontes com orientação da professora Thayane Gonçalves.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o produto, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), foi testado em animais com sarna e feridas. “Aplicamos o sabonete em dois banhos semanais e obtivemos bons resultados em um mês. Também utilizamos um desinfetante em um local infestado por pulgas, erradicando-as em duas semanas, com aplicação três vezes por semana. O próximo passo é desenvolver um spray à base de melão-de-são-caetano para auxiliar no tratamento de feridas e sarnas após o banho”, relata Maria Luiza.

 

Ainda segundo a Secti, o projeto dos alunos de Itororó surge em um momento em que o mercado pet tem crescido no Brasil e movimentado a economia nacional. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor faturou R$ 77 bilhões em 2024, registrando um aumento de 12% em relação ao ano anterior. 



Por Bahia Notícias