
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (19), a análise sobre a possibilidade de os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin participarem do julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. A votação sobre o impedimento dos ministros será realizada no plenário virtual até às 23h59 de quinta-feira (20).
A defesa do ex-ministro Walter Braga Netto pediu a suspeição de Moraes, argumentando que ele seria uma das vítimas do plano, o que afetaria sua imparcialidade. No entanto, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, negou o pedido, destacando que outros membros da Corte também foram mencionados como vítimas e que o golpe de Estado afetaria a coletividade, não apenas indivíduos.
Em relação a Flávio Dino e Cristiano Zanin, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro questionou sua imparcialidade. Dino, como ex-governador do Maranhão, havia registrado uma queixa-crime contra Bolsonaro, enquanto Zanin havia sido advogado de Lula. Ambos, no entanto, afirmaram estar aptos a participar do julgamento. Barroso consultou-os sobre sua imparcialidade, e ambos se declararam aptos a julgar o caso.
Foto: Bruno Moura/STF