
Foto: Reprodução / ANTT
O deputado estadual Antonio Henrique Jr. (PP) encaminhou um
ofício ao presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e
Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Eduardo Salles (PP),
solicitando que a audiência pública convocada pela Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)
seja debatida na Casa Legislativa em função de possíveis alterações no traçado
da Ferrovia.
A audiência pública está prevista para ocorrer no dia 12 de
março de 2025, em Salvador, mas ainda sem local definido.
O parlamentar destacou a importância estratégica da FIOL e da
Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) para a logística nacional,
especialmente no trecho conhecido como FIOL 3.
No documento, Henrique Jr. enfatizou que a AL-BA,
especialmente a Comissão de Infraestrutura, sempre teve um papel fundamental no
debate sobre a FIOL e suas contribuições para o desenvolvimento da Bahia. Ele
reforçou a necessidade de que a Casa Parlamentar participe ativamente da
discussão, garantindo que os interesses do estado sejam representados.
O PROJETO
Segundo a agência, o objetivo do encontro é tornar público o projeto, colher
sugestões e contribuições para aprimoramento dos estudos de viabilidade, bem
como das minutas de Edital e Contrato.
Conforme convite da ANTT para a audiência pública, a
discussão envolve a concessão do "Corredor de Integração
Oeste-Leste", que compreende trechos da FICO e FIOL cruzando quatro
estados brasileiros: Bahia (BA), Tocantins (TO), Goiás (GO) e Mato Grosso
(MT).
Os estudos foram conduzidos pela Infra S.A., em parceria com
a International Finance Corporation (IFC), e encaminhados ao Ministério dos
Transportes para aprovação. A proposta com mais de de R$ 108 milhões em
investimento, contempla:
- Prestação
do serviço ferroviário de cargas associado à exploração da malha
ferroviária da FICO 1, FIOL 2 e FIOL 3;
- Construção
da FIOL 3 pela futura concessionária;
- Possibilidade
de inclusão do trecho FICO 2 mediante reequilíbrio econômico-financeiro do
contrato.
- A
estruturação visa consolidar o corredor logístico, garantindo maior
eficiência no escoamento de produção, alavancando a competitividade do
setor ferroviário.
Por Bahia Notícias