
Foto: José Cruz / Agência Brasil
Os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de
telemarketing abusivo por mês, indica documento da Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) entregue ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços
de Telecomunicações).
A agência de telecomunicações afirma ter bloqueado 184,9
bilhões de chamadas inoportunas na rede monitorada de 26 operadoras entre junho
de 2022, quando adotou regras para restringir a prática, e dezembro de 2024.
Uma apresentação de prestação de contas ao Cdust mostra que a
eficiência das medidas de bloqueio de ligações indesejadas fica em 85%. Os 15%
restantes chegam aos usuários de serviços de telecomunicações.
As ações que tentam mitigar o problema não impediram uma alta
de chamadas abusivas entre 2023 e 2024. O número de ligações importunas
bloqueadas pela Anatel subiu de 76,11 bilhões, nos últimos sete meses de 2023,
para 82,52 bilhões, nos primeiros sete meses de 2024, sendo que o total de
chamadas na rede se manteve no período.
Trata-se dos dados apresentados pela Anatel ao órgão
consultivo. Não há informações mensais para os primeiros meses de 2023, nem
para o período após julho do ano passado, segundo a agência.
Arte mostra chamada de atendente de telemarketing para uma
pessoa em casa Catarina Pignato Folhapress A imagem é uma ilustração dividida
em duas partes. Segundo os critérios da agência de telecomunicações, o
telemarketing abusivo acontece quando a empresa faz ao menos 100 mil chamadas
por dia com auxílio de robôs. Nesses casos, a ligação automatizada é
interrompida se não há uma resposta imediata, necessária para o
redirecionamento a um atendente ou mensagem gravada. O tempo de duração das
chamadas fica em torno de seis segundos, de acordo com a Anatel.
A frequência da importunação pode ser ainda maior, a
considerar um levantamento feito pelo app Truecaller, em 2021, que mostrou que
cada telefone brasileiro recebe em média 32,9 ligações indesejadas por mês.
Isso equivale a mais de 10 bilhões de chamadas mensais, considerando os 268
milhões de linhas telefônicas ativas.
Em resposta à solicitação do Cdust para endurecer as regras
contra telemarketing abusivo, a Anatel afirmou que a estimativa seria errada
porque a análise considerou como importunação todas as chamadas de
telemarketing, não o critério da agência, que estipula um mínimo de 100 mil
ligações diárias.
A experiência do maranhense Eduardo Henrique Farias, 23, é
pior do que o diagnóstico feito pelo Truecaller. Ele recebe 20 ou mais ligações
por dia da Claro e não consegue nem sequer responder. "Não consigo pedir
para me tirarem da lista, porque o robô não dá a opção de falar com o atendente
e, se fica sem resposta, a ligação cai", diz.
Ele também não consegue perguntar se o interlocutor trabalha
diretamente para a telecom ou para uma terceirizada.
As ligações ora oferecem produtos, ora fazem cobranças que
ainda não venceram, segundo Farias. A importunação também chega à caixa de
mensagens. Na definição da Anatel, cobranças não configuram telemarketing
abusivo, apenas chamadas oferecendo produtos ou serviços.
Essa realidade se estende também a clientes da Vivo e da TIM,
segundo condenações nos tribunais após investigações promovidas pelos Procons
(Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Minas Gerais e Distrito
Federal.
A multa à TIM, de R$ 2,3 milhões, foi imposta após análise de
"diversas reclamações de consumidores", diz o Ministério Público de
Minas Gerais, ao qual o Procon-MG está vinculado.
As ligações violaram o estadual Sistema de Bloqueio de
Telemarketing, uma lista na qual os mineiros podem se inscrever para evitar a
importunação no celular. A Anatel oferece um serviço similar na plataforma Não
me Perturbe, mas usuários relatam que continuam a receber chamadas indesejadas
mesmo após se cadastrarem.
Em abril de 2023, a Vivo também foi condenada pela Justiça
paulista a pagar uma multa de R$ 2,3 milhões por não respeitar a lista do Não
me Perturbe. Em todos os casos, as empresas estão recorrendo contra as
punições.
Procurada pela reportagem, a entidade que representa o setor,
Conexis, diz que as suas associadas apoiam as medidas da Anatel contra as
chamadas inoportunas e fraudulentas. "As empresas de telecomunicações
seguem a legislação e a regulamentação vigentes."
Além do Não me Perturbe, a Conexis destaca o serviço Origem
Verificada, no qual as pessoas cadastradas recebem informações sobre quem
realiza a ligação, e o Que Empresa me Ligou, que identifica empresas.
A Anatel afirmou à reportagem que já aplicou o total de R$
32.020.961 em multas por telemarketing abusivo, em 24 processos
administrativos. Além disso, bloqueou 1.041 usuários de serviços de
telecomunicação por telemarketing abusivo.
"Desse total, 223 empresas submeteram pedidos para
firmar termo de compromisso com a agência, com 170 deferidos e 53 indeferidos
por não atenderem as condições previstas."
Em nota, a Anatel disse não ter dados de quantas violações já
ocorreram à obrigatoriedade de usar o prefixo 0303.
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) reivindica dentro
do Cdust que o recebimento de chamadas de telemarketing só possa ocorrer
mediante consentimento livre, expresso e informado do consumidor. "Essa
medida representará um passo importante e definitivo para resolver o
problema."
Em setembro, a agência apresentou ao comitê uma proposta de
ampliação do combate às chamadas inoportunas. Uma das medidas do pacote seria,
por exemplo, a expansão do uso do 0303 a todas as atividades geradoras de
intenso volume de chamadas, como doações e cobranças, além do telemarketing
ativo. A Anatel usaria como parâmetro o fluxo de mais de 10 mil chamadas
diárias para exigir o uso do prefixo.
As normas passariam a valer no último dia 5, mas o início de
vigência da regra foi adiado por 90 dias a pedido das operadoras, que
questionaram detalhes técnicos do novo regulamento.
Já em operação, o Não me Perturbe bloqueia chamadas de
telemarketing realizadas por sete operadoras e 60 instituições financeiras.
Essas empresas selaram um termo de cooperação com a Anatel e se comprometeram a
não contatar os usuários que pediram bloqueio.
Para a advogada consumerista e colunista da Folha Maria Inês
Dolci, mais do que desrespeitarem a obrigatoriedade de uso do prefixo 0303, as
empresas de telemarketing vendem e compram dados dos usuários para perpetuar a
atividade, sem autorização direta e explícita do consumidor. "A principal
legislação que proíbe essa prática é a LGPD [Lei Geral de Proteção de
Dados]."
O consumidor precisa ser informado sobre o uso de seus dados
e os motivos disso, segundo Dolci. Deve ainda cobrar essa notificação.
"Precisamos de mais projetos de lei, de regulamentações mais severas que
garantam privacidade e sossego para o consumidor", diz a advogada.
COMO USAR O NÃO ME PERTURBE
As pessoas interessadas em bloquear operações de
telemarketing de alguma das empresas participantes do Não me Perturbe precisam
acessar o site da iniciativa.
A participação requer aceitar os termos de uso da plataforma
e fazer um cadastro de usuário e senha. O registro envolve entregar informações
como nome completo, CPF, email e telefone, que são, segundo a Anatel, usadas
para realizar os procedimentos de bloqueio.
Veja como fazer:
- Acesse o site Não me Perturbe
- Caso não tenha cadastro, clique em "Quero me
cadastrar"
- Registre as informações pedidas
- Usuário deve usar um email válido, uma vez que a plataforma
envia um código de confirmação
- Dentro da plataforma, a pessoa deve clicar em "Novo
bloqueio"
- Depois, adicionar um telefone, que também passará por
processo de verificação
- Na sequência, precisa indicar quais instituições quer
bloquear e enviar o formulário
- O tempo para as empresas efetuarem o bloqueio é de 30 dias
corridos
VEJA AS EMPRESAS INSCRITAS
Operadoras de telecomunicação:
- ALGAR TELECOM
- CLARO
- OI
- SERCOMTEL
- SKY
- VIVO
- TIM
Instituições financeiras:
- AGIBANK
- ÁGIL
- BANCO ALFA
- BANCO ARBI
- BANCO J. SAFRA S.A.
- BANCOOB
- BANCO C6
- BANCO CARREFOUR
- BANCO DA AMAZÔNIA
- BANCO DIGIMAIS
- BANCO DO BRASIL
- BANCO INBURSA S.A.
- BANCO MASTER
- BANCO PAULISTA
- BANCO PINE
- BANCO SENFF
- BANESE
- BANESTES
- BANPARÁ
- BANRISUL
- BARI
- BECKER FINANCEIRA
- BRADESCO
- BMG
- BRB
- BV
- CAIXA
- CAPITAL CONSIG
- CCB BRASIL
- CCB BRASIL FINANCEIRA
- CDC BANK
- CETELEM-BNP
- COMPREVFIN
- CREDIARE S/A - CFI
- CREFISA S/A
- DAYCOVAL
- DELBANK
- DIGIO
- FACTA FINANCEIRA
- FINANCEIRA ALFA
- GAZINBANK
- HS FINANCEIRA
- INTER
- ITAÚ-UNIBANCO
- ITAÚ CONSIGNADO
- MERCANTIL DO BRASIL
- MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA
- NBC BANK
- NUBANK
- PAN
- PARANÁ BANCO
- PARATI CFI
- PEFISA
- PICPAY
- PINCRED SOLUÇÕES FINANCEIRAS
- SAFRA
- SANTANDER / OLÉ
- SICOOB COOPERNAPI
- SICREDI
- ZEMA FINANCEIRA
Por Bahia Notícias