Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (26), por unanimidade, o Projeto de Lei que cria a Bahia Filmes, primeira empresa estadual do audiovisual do país.
“A Bahia Filmes representa o pioneirismo da Bahia em investir no audiovisual, um dos setores mais relevantes da Economia Criativa. A empresa vai potencializar a indústria do cinema e vídeo que tanto contribui para a sedimentar e dar visibilidade à nossa riqueza histórica e cultural, fomentando produções no estado e impulsionando o que aqui é produzido”, afirmou o secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro.
O Projeto de Lei é de autoria do Governo do Estado, agora será sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Em 2023, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) criou um Grupo de Trabalho sobre a implantação da empresa, com participação da sociedade civil e do poder público. O projeto foi debatido em reuniões, encontros e seminários, que culminaram com o envio, em 8 de outubro, do texto à Assembleia Legislativa.
Foto: Reprodução/GOVBA