Em meio a uma agenda institucional no interior da Bahia, nesta quarta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues interrompeu compromissos para acompanhar as operações de emergência nas áreas atingidas pelas fortes chuvas em Salvador. O acumulado de precipitação na capital já é três vezes maior que a média histórica de novembro, causando deslizamentos, desabamentos e deixando ao menos uma vítima fatal confirmada no bairro de Saramandaia.
“Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, nesse momento, sofrendo com as chuvas em toda a Bahia, em especial, hoje, em Salvador”, declarou Jerônimo. Ele destacou o trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com atuação de equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública.
No local da tragédia em Saramandaia, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, informou que as equipes continuam realizando buscas por possíveis vítimas e monitorando riscos de novos deslizamentos. "Ainda não temos a dimensão real da tragédia, pois as informações são preliminares”, afirmou.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) também mobilizou sua estrutura de emergência, colocando o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital do Subúrbio em alerta para atendimento de múltiplas vítimas. A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, informou que a operação segue protocolos semelhantes aos adotados em grandes eventos como o Carnaval.
Foto: Reprodução/GovBahia