
A Amazônia perdeu, em menos de quatro décadas, uma área de florestas quase equivalente ao tamanho da Colômbia, segundo um relatório de monitoramento acessado pela AFP na segunda-feira (23).
De acordo com uma análise de dados de satélite do sistema MapBiomas Amazônia, realizada pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), o desmatamento eliminou 12,5% da cobertura vegetal da maior floresta tropical do mundo entre 1985 e 2023. Mais de 88 milhões de hectares de florestas, fundamentais para a absorção das emissões de carbono, foram destruÃdos no Brasil, BolÃvia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Os especialistas da rede observaram que a região amazônica está passando por uma "transformação acelerada" e alertaram para um "aumento alarmante" no uso do solo para mineração (1.063%), agricultura (598%) e pecuária (297%). "Muitos ecossistemas desapareceram para dar lugar a enormes extensões de pastagens, terras agrÃcolas de soja, palma de óleo e outras monoculturas, ou se transformaram em grandes crateras d'água para a extração de ouro", afirma o relatório da RAISG.
Foto: Marcio Isensee/Shutterstock