Mesmo após 30 dias de combate, completados no sábado (14), o fogo que atinge a Serra do Cipó, na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia, persiste. 

A informação é do jornal CNN. Segundo o major Murilo Rocha, que coordena a Operação Florestal 2024 no estado, as condições climáticas, como alta temperatura, ventos fortes e baixa umidade, complicam ainda mais o trabalho do Corpo de Bombeiros. Para piorar, desde maio não chove na região. Ainda de acordo com o major, apesar da maior dificuldade do combate ao fogo ser na Serra do Cipó, o fogo também castiga cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, a maioria no oeste baiano.

São 139 bombeiros espalhados em cinco áreas. Desde julho, a corporação ativou bases florestais, dedicando todos os esforços para o controle dessas chamas nessa região. Brigadistas do Prevfogo, ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), também se uniram aos militares nos últimos dias.

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros da Bahia

Por: Metro1 no dia 15 de setembro de 2024 às 13:00