Foto: Paula Fróes/GOV-BA


A Bahia avançou pela terceira vez consecutiva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (14), em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7. Em 2021 o estado alcançou a marca de 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2, com relação ao desempenho dos colégios de ensino médio estadual.

 

O avanço foi sentido pelos baianos, que aprovaram em 54% o desempenho da pasta da Educação no Governo. Para a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, os índices mostram a evolução da gestão. “O cenário ainda é desafiador, principalmente no pós-pandemia, mas o Governo do Estado tem feito investimentos importantes no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes, o que nos faz ter a certeza de resultados ainda melhores daqui para frente”, destacou.

 

O avanço demonstra uma melhoria da qualidade de ensino e nos investimentos na ampliação e modernização da estrutura física da rede estadual de ensino e valorização do seu quadro profissional. Além do Ideb, a redução das taxas de abandono escolar, de 11,5% (2021) para 5% (estimado em 2023), foi possível graças ao trabalho de busca ativa por estudantes que deixaram de frequentar as aulas e o investimento na assistência estudantil.

 

A recuperação da aprendizagem no pós-pandemia foi possível graças aos investimentos do Governo do Estado nas avaliações diagnósticas que medem o nível de conhecimento dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e permitem identificar fragilidades e traçar estratégias para auxiliar os estudantes na conquista do sucesso escolar. 

 

Por meio do Educa Mais Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) também passou a ofertar oficinas educativas de artes, esportes, música e de fortalecimento das aprendizagens. Outro programa de destaque é o Mais Estudo, através do qual os monitores dão reforço escolar aos colegas e recebem uma bolsa de R$ 150 mensais, durante a sua vigência. Até o momento, 46.019 alunos já estão atuando, o que representa R$ 6,7 milhões investidos no mesmo período.

 

Valorização dos docentes 

 

Por meio do Concurso Saeb 03/2022 o Estado já nomeou 2.043 novos professores e coordenadores pedagógicos. Os profissionais estão presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a capacidade de atendimento aos estudantes. 

 

“Vamos continuar investindo em práticas pedagógicas inovadoras que são essenciais para manter e ampliar os avanços no Ideb. A continuidade e a ampliação dessas ações são fundamentais para garantir que todos os estudantes baianos tenham acesso a uma educação de qualidade”, confirma a secretária Rowenna.

 

Por Bahia Notícias