
Foto: Ascom INTS
Inaugurado no dia 21 de junho em Salvador, o Hospital de Brotas, unidade hospitalar exclusiva para
atendimentos de beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores
Públicos Estaduais (Planserv), divulgou ao Bahia Notícias, números e dados
relacionados aos procedimentos realizados durante 1 mês de funcionamento.
Motivo de queixas e pedidos antigos de usuários, que
solicitavam e reivindicavam a criação do equipamento exclusivo, o local passou
a atuar na rede credenciada do sistema. De acordo com as informações enviadas
pelo plano de saúde, foram realizadas 705 consultas eletivas, aquelas que não
são de cunho emergencial, 137 exames e 11 cirurgias.
No entanto, uma das pautas mais solicitadas pelos
beneficiários, casos emergenciais, não foram atendidos no hospital, já que
nesta primeira fase o atendimento está sendo feito somente por agendamento.
Segundo a assessoria de imprensa do Planserv, a decisão acontece em prol de
“ajustar a demanda em relação às outras unidades da rede
credenciada".
Atualmente, o hospital disponibiliza 51 leitos, sendo 41 de
internamento e 10 de terapia intensiva, além de centro cirúrgico com três salas
e centro médico.
A projeção é que na segunda etapa, além da emergência adulto,
sejam disponibilizados mais 30 leitos para internamento adulto e 150 leitos e
serviços pediátricos com emergência; internação e 10 leitos de UTI para as
crianças. Vale lembrar que a assinatura do contrato foi realizada entre a
Secretaria da Administração (Saeb) com o Instituto Nacional de Tecnologia e
Saúde (INTS), responsável pela gestão do equipamento, em maio de 2024 (veja aqui).
SERVIÇOS
Mesmo com uma rede credenciada, alguns usuários do Planserv relataram ao Bahia
Notícias que não estavam conseguindo ser atendidos em determinados
hospitais credenciados. Além disso, a Associação de Hospitais e Serviços de
Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) cobrou do Sistema de Assistência à Saúde dos
Servidores Públicos Estaduais (Planserv) o pagamento de serviços prestados por
instituições de saúde da Bahia.
No último dia 6 de junho, a AHSEB enviou um ofício para o Planserv e para a Secretaria de
Administração (Saeb) - órgão estadual responsável pelo plano de saúde. Na
ocasião, a entidade solicitou urgência na resolução do problema.
“A AHSEB tem sido informada que a solicitação de nota fiscal
aos prestadores tem sido postergada a cada mês e, consequentemente, o
pagamento, comprometendo o fluxo de caixa das instituições de saúde, e
portanto, folha de pagamento, médicos, fornecedores de insumos”, diz um trecho
do documento ao qual o Bahia Notícias teve acesso.
Em nota na ocasião, o Planserv informou que "o fluxo de
pagamento aos prestadores obedece a critérios técnicos de análise, considerando
os limites orçamentários previstos nos contratos' e que o "fluxo
financeiro permanece regular, obedecendo ao trâmite institucional".
Por Bahia Notícias