Localizadas na Chapada Diamantina, Lajedinho e Ibiquera estão entre as cidades menos populosas do estado, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A liderança da lista fica por conta de Catolândia, com pouco mais de 3,4 mil moradores. Situado no oeste do estado, o município fica a 888 km de Salvador e 25 km de Barreiras.

Lajedinho, com uma população de 3,5 mil habitantes, é uma das cidades menos populosas da Bahia, situada a 82 km de Lençóis e 134 km de Mucugê, conhecidos destinos turísticos na região. O município ganhou destaque nos jornais de todo o país em 2023 devido a um temporal que desencadeou um volume de chuvas equivalente ao esperado para três meses, em apenas duas horas. Esse evento catastrófico resultou na destruição de casas e lojas, além da trágica perda de 17 vidas e deixando 600 pessoas desabrigadas.

Ibiquera

No terceiro lugar da lista está Ibiquera, com uma população de 3,7 mil habitantes. Localizado a apenas 39 km de Lajedinho, o segundo município menos populoso do estado, Ibiquera foi fundado em 1958 após o desmembramento do território do município de Itaberaba.

Procurado, o prefeito de Ibiquera Ivan Almeida (Avante) fez algumas ponderações a respeito do assunto. Ele diz que o município cresceu muito nos últimos 7 anos, principalmente na área econômica com geração de empregos e renda. “Antes ninguém queria trabalhar com Ibiquera. O município não pagava as faturas. Era um caos! Hoje temos tudo regularizado, e a cidade está linda com pontos turísticos e história”, frisa o gestor.

Segundo Ivan Almeida, “Ibiquera no passado as pessoas diziam ‘Visite Ibiquera Antes Que Acabe’. Hoje, após 7 anos e 7 meses da atual administração, a cidade mais bonita proporcionalmente da Chapada Diamantina, sem falar que ninguém vendia para prefeitura. Hoje a cidade tem praças, escolas, saúde e credibilidade”.

Catolândia

Segundo dados do IBGE de 2010, Catolândia já era a cidade menos populosa da Bahia, com apenas 2,6 mil habitantes. Em pouco mais de 10 anos, a população do município aumentou em cerca de 800 habitantes. Jornal da Chapada com informações do portal G1.