O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a ponte localizada sobre o rio Caí, no Rio Grande do Sul, na BR-116 será demolida nos próximos dias pelo risco de desabamento, e a reconstrução será feita em pelo menos um mês. 

Nesta sexta-feira (17), Renan Filho retornou ao estado e avaliou que a ponte, que conecta os municípios de Caixas do Sul e Nova Petrópolis, irá precisar de uma reforma geral. O governo federal deve investir um total de R$ 15 milhões na obra. 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Exército avaliam construir uma ponte provisória para substituir a passagem durante o período de reconstrução. No último domingo (12), a estrutura cedeu parcialmente e, desde então, estava sendo monitorada. 

A suspeita é de que a força de água do rio Caí tenha rompido um dos quatro pilares que sustentam a ponte que existe há cerca de 80 anos. 

Ao portal CNN, o ministro dos Transportes revelou que o governo conseguiu conter o risco de desabastecimento do estado a partir da abertura de caminhos assistenciais — que desde a última semana permitem a chegada de combustível, oxigênio, remédios e alimentos à população atingida. Entretanto, ele reconhece que a mobilidade da população continua comprometida.


Foto: Reprodução/CNN

Por: Metro1 no dia 17 de maio de 2024 às 13:13