A cidade de São Paulo registrou um aumento no número de casos de covid-19. Segundo os dados da última atualização da Prefeitura do estado nesta quarta-feira (21), neste ano foram registrados pelo menos 25 óbitos ocasionados pela doença, muito maior comparado a dengue, que registrou somente um caso de morte. 

De acordo com o painel de monitoramento da doença na cidade, mais de 17 mil casos foram registrados desde o início do ano, sendo 10.369, em fevereiro, e 7.044 mil casos em janeiro. Além disso, com o uso da plataforma Info Tracker, houve um aumento de 140% no número de casos positivos pelo vírus. O crescimento desenfreado nos números de casos, pode se dar devido as festas e eventos que acontecem desde o fim do ano anterior até o carnaval.

Com sintomas similares, a dengue e a covid-19, apresentam dor de cabeça, febre, dores musculares e diarréia. O que pode ajudar a identificar é realizar um teste para ter um tratamento adequado, e evitar a automedicação, já que alguns medicamentos podem agravar os sintomas da doença. 

Vacinas 

A vacina da dengue é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em algumas cidades do estado de São Paulo, para crianças de 10 a 14 anos. Além de ser encontrado também na rede particular, para pessoas de 4 e 60 anos.

Já a vacina contra covid-19 é oferecida somente pela rede pública. 


Foto: Divulgação/Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de fevereiro de 2024 às 14:12