De acordo com um documento enviado pela Petrobras à Federação única dos Petroleiros (FUP),  a estatal afirma que pretende retomar o controle da refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia.

A Petrobras ainda alega que a reestatização está em fase de discussão interna e “uma vez tomada qualquer decisão de negócio sobre esta questão, os representantes dos empregados serão comunicados e participarão das discussões que tenham reflexo no dia a dia dos trabalhadores, respeitando os compromissos firmados sobre as premissas para retorno dos empregados transferidos”.

A origem da decisão foi uma reunião na terça-feira (20), com representantes da FUP, Sindipetro Bahia e da Petrobras, realizada para discutir os rumos da reestatização da Rlam. 

Demais temas também foram analisados no encontro, como o retorno dos petroleiros que foram transferidos para outras unidades da Petrobras, após a privatização da refinaria Landulpho Alves, e também a atual situação dos trabalhadores do Centro Administrativo da Refinaria de Mataripe.