Foto: Matheus Landim / GOVBA
A Concessionária responsável
pela construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte
Salvador-Itaparica iniciou, nesta quarta-feira (21), o serviço de sondagem na
capital. A perfuração para coleta de amostras do solo foi realizada em uma área
próxima ao terminal do ferry boat.
Com uso de uma perfuratriz, são
obtidos fragmentos do solo no local onde posteriormente será instalado um pilar
da ponte. Essa fase é fundamental para compreender as características do
terreno e definir a fundação da estrutura. Posteriormente, essas amostras são
enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material
coletado.
Essa é a segunda perfuração de
sondagem em terra já realizada. A primeira ocorreu no dia 31 de janeiro no
município de Vera Cruz e já foi concluída. De acordo com o cronograma de
trabalho, após a finalização da sondagem em terra, começa a sondagem no mar.
Prevista para iniciar no mês de março, nessa fase serão utilizadas plataformas
nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, aquelas com
até 10 metros de profundidade.
Logo em
seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina
d’água, e uso balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a
coleta de amostras do solo marinho. A finalização de todo o processo de
sondagem está prevista para dezembro de 2024. Já os canteiros de obras
começarão a ser mobilizados no início de 2025.
“Estamos avançando com o serviço de sondagem em terra e
muito em breve vamos iniciar as atividades no mar. Para essa nova etapa na Baía
de Todos-os-Santos iremos contar com o auxílio de equipamentos chineses, como o
sistema de compensação de ondas. O intercâmbio tecnológico Brasil-China será um
dos legados desse grande investimento que estamos fazendo”, contou o presidente
da Concessionária, Cláudio Villas Boas.
PROJETO
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo
vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia,
com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em
cerca de 250 municípios. Esse grande investimento vai fomentar o
desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas
como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo
sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia já a
distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e
Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América
Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na
capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de
Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão
paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da
ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída
na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim,
será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da
Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.
Esse novo investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões é
fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um
consórcio chinês formado dois grandes grupos que estão entre os maiores do
mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th
Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company
(CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35
anos para construção, operação e manutenção do equipamento.