O roubo de cargas
no Rio de Janeiro caiu 24% em 2023 em relação ao ano anterior, de acordo com a
nota técnica Panorama do roubo de carga no estado – 2024, produzida pela
Federação das Indústrias (Firjan). Mesmo com a redução, o número de ocorrências
ainda é grande, com 3.225 casos, média de nove roubos por dia, principalmente
na região metropolitana.
O levantamento é
feito com base nos dados obtidos no Instituto de Segurança Pública (ISP) e,
considerando o valor médio das cargas roubadas, o prejuízo direto é de R$ 283
milhões. Há também os custos indiretos como a contratação de segurança privada
e seguros que, em muitos casos, superam a perda direta.
Segundo a Firjan,
a integração entre as forças de segurança federais e estadual foi fundamental
no enfrentamento de todo o elo criminoso que sustenta o roubo de cargas. “A
atuação das forças de segurança em regiões de concentração das ocorrências,
assim como investimento em inteligência e ações direcionadas ao combate ao
mercado ilegal, são medidas que visam garantir segurança para a população e
promover melhorias na logística do estado, estimulando o desenvolvimento
econômico fluminense”, afirmou, em nota, o vice-presidente da Firjan, Carlos
Erane de Aguiar.
Concentração de
ocorrências
Na análise, a
federação cita que em 2023 o roubo de carga no estado do Rio teve ocorrência
altamente concentrada. No ano passado, cerca de 97% dos casos registrados foram
na região metropolitana. Além disso, mais da metade dos casos ocorreram em oito
das 137 circunscrições integradas de Segurança Pública (CISP) fluminenses.
As oito CISP são
Duque de Caxias (356 ocorrências), Campos Elyseos (355), São João de Meriti
(234), Bonsucesso (213), Belford Roxo (165), Brás de Pina (133), Bangu (123) e
Penha (110). Essas regiões são cortadas pelas principais rodovias do Rio de
Janeiro: BR-040, Washington Luís; BR-101, Avenida Brasil; BR-116, Presidente
Dutra; e BR-493, Arco Metropolitano. Mesmo com a redução no estado, as CISP
situadas no entorno do Arco Metropolitano apresentam aumento de 4% nos roubos
de carga em 2023.
Redução de casos
Segundo a Firjan,
a região do entorno do Porto do Rio registrou redução relevante, com diminuição
de mais de 31% dos casos no ano passado em relação a 2022. A federação ressalta
que o Porto do Rio é importante polo logístico para o transporte de carga, sendo
responsável pela movimentação de mais de R$ 94 bilhões em cargas em 2023.
Também foram
destaques positivos as CISP de Campo Grande, Pavuna e Realengo com reduções,
respectivamente, de 36%, 20% e 10%. No Leste Fluminense, quatro CIPS de São
Gonçalo - e área de influência da BR-101 - também apresentaram quedas nos
índices. As quatro regiões registraram 103 ocorrências, uma redução de 38% em
relação ao ano anterior.