Em viagem oficial ao Egito, o presidente Lula cobrou do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, explicações sobre a fuga de dois detentos de uma penitenciária federal em Mossoró (RN). A fuga, a primeira no sistema prisional federal desde sua criação em 2006, gerou repercussão negativa para o governo.

Atendendo ao pedido de Lula, Lewandowski convocou uma entrevista coletiva para prestar esclarecimentos sobre as ações do Ministério da Justiça em relação à fuga. A entrevista aconteceu na tarde desta quinta-feira (15).

Segundo Lewandowski, os dois fugitivos, considerados de alta periculosidade e ligados ao Comando Vermelho, estão escondidos em um raio de 15 quilômetros na região do entorno do presídio. Uma operação com 300 homens da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, além de três helicópteros, drones e cães farejadores, está em curso para recapturá-los.

A fuga dos presos representa a primeira crise de segurança pública enfrentada por Lewandowski desde que assumiu o cargo no início de fevereiro. O ministro determinou o afastamento do diretor da unidade prisional e escalou um interventor para comandar a gestão.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de fevereiro de 2024 às 18:59