Foto: Betto Jr./Secom PMS
Após uma reunião na manhã de hoje (14), com
todas as secretarias envolvidas no processo do Carnaval, a prefeitura de
Salvador divulgou um balanço detalhado com números e todas as ações
desenvolvidas.
Atrações – De acordo com a Empresa
Salvador Turismo (Saltur), órgão que coordena de forma geral o Carnaval de
Salvador, participaram da folia este ano 1.225 atrações, com cerca de 2,7 mil
horas de música. Nos circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), foram 714
atrações e 1,8 mil horas de música. Os 22 espaços alternativos, que envolveram
palcos temáticos e torres eletrônicas, foram 511 atrações e 900 horas de
música.
No período de pré-carnaval
(Furdunço, Fuzuê, Melhor Segunda-Feira do Mundo, Pipoco e Circuito Sérgio
Bezerra) foram 95 atrações. Ao todo, a Prefeitura contou com apresentações
musicais em 22 espaços alternativos, sendo 11 deles apenas no Centro Histórico
da Capital e as outras 11 em bairros fora do circuito oficial. Mais de 500
atrações subiram nesses espaços, que tiveram mais de 900h de música.
A Saltur realizou esse ano uma
operação com aparato tecnológico que permitiu acompanhar os trios através de
GPS instalados em todos eles. Além disso, 50 câmeras foram instaladas nos
circuitos para fiscalização e controle dos desfiles. A empresa contou com dez
postos de operação nos circuitos Dodô e Osmar, além de mais de 150 fiscais e
coordenadores de circuitos. Foram fiscalizados e vistoriados 162 equipamentos,
entre trios, minitrios, nanotrios e carros de apoio que se revezaram pela
cidade nos dias de pré e carnaval oficial.
Turismo – A Secretaria Municipal
de Cultura e Turismo (Secult) informa que o total estimado de 1.073.670
turistas de quinta (8) a terça-feira (13) de Carnaval de Salvador, sendo que,
entre sexta e terça, foram 891.246 turistas na cidade. A taxa de ocupação
hoteleira no período foi de 89%, sendo 11% superior em comparação a 2023, que
foi de 80%.
Já a Rodoviária registrou 3.007
chegadas de ônibus e 102.717 passageiros desembarcados. O Aeroporto recebeu 456
pousos com 65.576 passageiros desembarcados, índice de 15,7% e 6,1% superior a
2023, respectivamente. O Porto de Salvador recebeu três cruzeiros marítimos,
com 11.960 passageiros.
Saúde – Os módulos Fique Sabendo
registraram aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval
de 2023. Foram contabilizados 1.456 usuários do serviço, sendo 771 do sexo
masculino e 685 do sexo feminino; 5.824 testes para ISTs com 30 casos positivos
para HIV, 208 reagentes de sífilis e 14 casos de hepatite. Dentre os 208
positivados para sífilis, 60 aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de
penicilina.
A distribuição de preservativos
no Carnaval 2024 alcançou um aumento de 115% em comparação ao ano anterior,
sendo entregues mais de 770 mil unidades. Este ano, além da oferta em Módulos
da Saúde, parcerias realizadas com ONGS, hotéis, Táxis e Ministério da Saúde
fortaleceram o serviço, distribuindo o contraceptivo para os usuários dos
serviços.
As equipes de saúde prestaram
mais de 270 atendimentos aos catadores de materiais recicláveis no Catafolia,
em parceria com a Sempre. A ação contou com serviços de avaliação clínica,
aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de procedimentos
curativos e prescrição de medicamentos. Foram feitos ainda 139 testes para
ISTs, além de distribuição de protetor solar.
No serviço Salvador Acolhe, as
equipes de saúde prestaram atendimento clínico a mais de 330 pessoas, além de
1,4 mil procedimentos odontológicos em 458 crianças, nos cinco dias oficiais da
folia.
O serviço de saúde mental
inédito oferecido pela SMS na folia de 2024 acolheu e prestou assistência
especializada a mais de 300 foliões entre sexta-feira (9) e terça-feira (13).
Desse total, apenas 9% (28) necessitaram de transferências. O perfil de usuários
foi caracterizado por adultos (88%), predominantemente do sexo feminino (66%).
Com relação aos tipos de casos, a maioria envolveu transtornos ansiosos (67%),
consumo de álcool e outras drogas (35%) e transtornos psicóticos (4%).
Seis equipes realizaram 301
atendimentos bucomaxilofaciais nos três principais circuitos da folia. A
maioria dos casos foi registrado na região da Barra/Ondina, sendo as fraturas
de nariz, mandíbula e do complexo zigomático as principais demandas de atendimento.
O Centro de Referência em Saúde
do Trabalhador (Cerest) prestou assistência a 21 mil profissionais temporários
nos seis dias de folia. Além disso, inspecionou 39 blocos; 13 foram notificados
por irregularidades no fornecimento de águas e alimentos. As equipes realizaram
busca ativa para orientar sobre condições seguras de trabalho, higiene e
alimentação. Através do Cerest, 23 crianças foram retiradas de situação de
trabalho infantil para serem encaminhados aos cuidados da Sempre. Em relação
aos acidentes de trabalho durante a folia, o Cerest investigou 87 ocorrências
envolvendo traumas, ferimentos e queimaduras, entre outros.
A Vigilância Sanitária realizou
mais de 14,3 mil ações de fiscalização e inspeção, reforçando todo trabalho
educativo com os vários setores da folia como camarotes, baianas de acarajé,
fábricas de gelo e barraqueiros. A maior parte das vistorias foi em comércios
informais (12.078), seguida por camarotes (1.489) e comércios formais. Além
disso, carros de apoio (194) e trios (26) também foram inspecionados.
A Vigilância em Saúde Ambiental
(Visamb), que monitorou a qualidade da água nos circuitos oficiais, realizou
203 coletas, totalizando 1.218 análises de parâmetros de potabilidade da água
consumida no Carnaval. Apenas três estabelecimentos foram notificados para
correção dos padrões, e não houve interdições.
Trânsito – A Superintendência de
Trânsito de Salvador (Transalvador) não registrou acidentes com vítimas fatais
nos seis dias oficiais de Carnaval deste ano. No mesmo período, houve 58
acidentes com vítimas feridas.
Em relação às autuações, houve
uma redução de cerca de 19% na quantidade de condutores notificados por
infração de trânsito. Este ano, agentes flagraram 18.449 atos infracionais,
contra 22.711 na festa do ano passado.
Nos seis dias de festa, 2.587
condutores foram abordados durante a Operação Respeite a Vida. Desse total, 250
foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica. Quarenta e oito
veículos precisaram ser recolhidos.
As equipes da Gerência de
Educação para o Trânsito da Transalvador abordaram 4.580 motoristas
profissionais. Condutores de ônibus, taxistas, mototaxistas, motoristas por app
e aqueles a serviço da Prefeitura de Salvador passaram por teste no etilômetro
(bafômetro). Em nenhuma situação foi detectado consumo de álcool.
Mais de 60 mil condutores
deixaram seus veículos numa das 2,8 mil vagas de zona azul regulamentadas pela
Superintendência em vias próximas aos circuitos.
A Transalvador registrou cerca
de 230 mil passagens de veículos pelos portais de acesso às zonas de restrição
de circulação durante o Carnaval 2024. Ainda neste período, foram registrados
6.795 acessos às faixas exclusivas de ônibus.
Transporte – De acordo com a
Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em todos os dias de festa, mais de
2,1 milhões de pessoas utilizaram o transporte coletivo por ônibus, táxis,
mototáxis e ascensores. Mais de 1,9 milhões de passageiros foram transportados
nos ônibus, sendo mais de 1,8 milhões nas linhas que operam no entorno do
circuito e pouco mais de 130 mil pessoas no Expresso Salvador. O serviço
exclusivo que leva os foliões aos circuitos partindo dos principais shoppings
da cidade, teve um aumento de 16% na demanda de passageiros se comparado com o
Carnaval de 2023.
A linha Lapa - Calabar foi
responsável por transportar 512 mil pessoas e realizou 15 mil viagens. O número
de passageiros foi 6% maior do que o registrado no Carnaval de 2023. Ocorreram
44 atos de vandalismo em ônibus coletivos, 8% a menos em comparação com a folia
de 2023.
Nos ascensores, o Elevador
Lacerda transportou quase 100 mil passageiros e mais de 19 mil utilizaram o
Plano Inclinado Liberdade-Calçada. Os táxis e mototáxis foram responsáveis por
transportar mais de 57 mil pessoas.
Foram realizadas blitze de
combate ao transporte clandestino de passageiros nos circuitos. Ao todo, 242
veículos foram abordados, dos quais 66 foram removidos ao pátio.
Mulher, Infância e Juventude – A Secretaria de
Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou um aumento de
28% no número de acolhimentos de crianças e adolescentes durante o Carnaval
2024. Até a madrugada desta quarta-feira (14), foram 470 acolhimentos, contra
367 no mesmo período do ano passado.
Também houve crescimento na
quantidade de mulheres que procuraram os postos avançados dos Centros de
Referência de Atendimento às Mulheres (Cram), Ao todo 2.361 mulheres buscaram
por informações, um aumento de 39%, e durante os dias de folia tivemos 244 registros
de ocorrência, sendo 96% por importunação sexual e em comparação ao ano
anterior tivemos uma redução de 11% nas ocorrências de violência.
Assistência social – A Secretaria Municipal
de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), através da
campanha de combate ao trabalho infantil “Criança Não é Mão de Obra”, realizou
na terça-feira (13) 1.637 abordagens, com 33 cadastros realizados e 16 casos de
vulnerabilidade identificados. Além disso, duas crianças/adolescentes foram
flagradas em situação de trabalho infantil, um encaminhado realizado para o
Salvador Acolhe e 18 encaminhamentos para serviços diversos da rede de
assistência municipal.
Em todos os dias de festa, foram
6.443 pessoas abordadas, com 689 cadastros realizados, 386 casos de
vulnerabilidade, 154 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil,
167 encaminhamentos para o Salvador Acolhe e 206 encaminhamentos diversos.
Já o Serviço Especializado em
Abordagem Social da pasta realizou 143 abordagens, com quatro acolhimentos e
nove encaminhamentos diversos realizados. Em todos os dias de folia, foram
1.782 abordagens, com 464 cadastros realizados, quatro crianças e adolescentes
flagrados em situação de trabalho infantil, 42 encaminhamentos diversos e 27
acolhimentos realizados.
O serviço Catafolia, de
assistência aos catadores de recicláveis que atuaram na festa, atendeu 678
trabalhadores, com o oferecimento de 3.123 refeições, 43 abordagens e 30
cadastros realizados, quatro encaminhamentos diversos efetuados e quatro
acolhimentos realizados. Nos seis dias de festa, foram 1.017 trabalhadores
assistidos, quase 17 mil refeições fornecidas, 724 abordagens e 660 cadastros
realizados, nove crianças e adolescentes flagradas em situação de trabalho
infantil, 815 encaminhamentos diversos e 11 acolhimentos realizados.
Os Camarotes Acessíveis em
Ondina (Circuito Dodô), Campo Grande e Piedade (Circuto Osmar) atenderam juntos
538 pessoas, entre idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes, na
terça-feira (13). Nos cinco dias de funcionamento, 2.401 pessoas utilizaram os
três espaços.
Comércio e poluição sonora – A Secretaria Municipal
de Desenvolvimento Urbano (Sedur) registrou uma grande redução de apreensão de
itens irregulares no Carnaval de 2024. Nos sete dias de folia, o órgão
apreendeu 11.818 peças de publicidade irregular, como copos, viseiras e blimps.
Já em 2023, esse número chegou a 34.040. Em relação às bebidas, esse ano foram
contabilizadas 7.878 apreensões – em 2023, foram 35.840 apreensões, dentre
cervejas, refrigerantes, águas e bebidas destiladas que não estavam
relacionadas aos patrocinadores oficiais do Carnaval e também armazenadas em
garrafas de vidro.
Durante todos os dias da festa,
o órgão realizou também 1.192 vistorias nos circuitos oficiais do Carnaval
(Dodô, Osmar, Batatinha e nos bairros) em atividades, balcões, bares,
praticáveis, camarotes marquises, palcos, depósitos e em estabelecimentos comerciais.
Além disso, foram emitidas 212 notificações para evitar uso de serpentinas,
atividade comercial sem licença e venda proibida de bebidas em garrafas de
vidro.
Foram feitas 167 vistorias em
camarotes, resultando em 75 notificações. Ao todo, foram realizados 491
monitoramentos sonoros em trios e palcos e 11 atividades sonoras encerradas.
Comunicação – A Secretaria Municipal
de Comunicação (Secom) produziu mais de 360 publicações para a imprensa, entre
matérias e galerias de fotos, com mais de 6 mil fotos produzidas. Nas redes
sociais @prefsalvador e @salvadormeucarnaval, foram realizadas 192 postagens,
com 15 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais e mais de 600 mil
interações. Foram credenciados mais de 3 mil profissionais de imprensa de
veículos locais, nacionais e internacionais.
Comércio ambulante – Os 560 fiscais da
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) retiraram do circuito, durante os
seis dias de folia, 11.121 itens irregulares, dentre eles mais de 2,2 mil
espetos de queijo e churrasco, 32 facas, 315 garrafas de vidro e 7.638 bebidas
diversas em desacordo com a legislação. Os pontos positivos para o Carnaval de
Salvador 2024 são a nova estrutura passarela na Barra para atuação de 300
ambulantes, capacitação para os trabalhadores cadastrados e agentes de
fiscalização, além de isenção da taxa de pagamento de licenciamento.
Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal
(GCM) contabilizou ao longo de todo o Carnaval 26 ocorrências, o que
representou uma redução de 39,5%, em relação ao ano passado, quando foram
computados 43 registros. O Circuito Dodô (Barra) obteve o maior quantitativo com
12 registros, seguido do circuito Osmar (Campo Grande) com 11 e Batatinha
(Pelourinho) com apenas três.
Foram registrados ainda 819
atendimentos, um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano
anterior, 876 patrulhamentos preventivos, além de 291 abordagens e 522 apoios
aos diversos órgãos que atuaram na folia.
Mais de 17 mil crianças foram
identificadas nos três circuitos do carnaval deste ano, um aumento de 24,7% em
comparação ao último carnaval. Foram realizados, ainda, mais de 1.100 ações de
prevenção à violência, com apoio de 97 veículos, dez elevados, 13 bases
avançadas e 157 câmeras de segurança distribuídas nos circuitos e monitoradas
pelo nosso Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento
(Cicomv).
Foram contabilizados 163
documentos recuperados pela Guarda; em 2023 foram 253.
Iluminação – Na terça-feira (13) do
Carnaval Salvador Capital Afro, não houve ocorrências de apagões e situações de
risco. A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou seis ocorrências de
manutenção, sendo quatro no Circuito Dodô e duas no Circuito Osmar. Todos os
serviços foram executados de forma imediata, garantindo a luminosidade das
vias. Nas imediações do Porto da Barra, as equipes identificaram dois postes
tombados e o problema foi solucionado imediatamente.
Nos seis dias oficiais de festa,
a Dsip/Semop registrou 199 ocorrências de manutenção, nos circuitos Dodô, Osmar
e Batatinha, no Pelourinho. No total, foram instalados mais de 5,5 mil
projetores em LED nos circuitos e entornos. Foram registrados dez registros de
falta de energia, quatro ocorrências de situações de risco e três postes
danificados em vias do entorno dos circuitos. Os problemas foram solucionados
de imediato.
Salvamento marítimo – Na terça-feira (13), a
Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Semop,
realizou mais de 3 mil ações de prevenção nas praias do Circuito Dodô
(Barra/Ondina). Foram cinco resgates e afogamentos não fatais e seis ações do
SOS Praia. Nenhuma morte foi registrada.
Consumidor – A Diretoria de Ações de
Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Semop, identificou 166
estabelecimentos irregulares e reduziu a quantidade de notificações emitidas em
69.32% em comparação ao ano anterior, quando foram emitidas 541 notificações.
As autuações também foram reduzidas; neste ano, apenas três estabelecimentos
receberam sanção por motivos graves ou recorrentes, enquanto no ano anterior,
13 foram autuados. As irregularidades foram corrigidas em até 24 horas, e os
estabelecimentos autuados poderão pagar multas que variam entre R$900 e R$9
milhões, além de correrem o risco de serem interditados em caso de novos
registros das mesmas infrações.
O Balcão externo da Codecon,
localizado mais próximo do Circuito Dodô (Barra/Ondina), recebeu 312
consumidores para orientações sobre a relação de consumo. As infrações mais
comuns foram a falta de informações, como datas de validade ou preços, a
ausência de placas antifumo em locais fechados, e condições inadequadas de
higiene e armazenamento. As autuações foram emitidas devido à falta de
acessibilidade em camarotes e à venda de produtos fora do prazo de validade.
Limpeza – No sexto dia de Carnaval (13),
a Limpurb coletou aproximadamente 45,2 toneladas de resíduos do Circuito Dodô,
até as 10h. No Circuito Osmar o quantitativo coletado foi cerca de 44,8
toneladas, enquanto que no Circuito Batatinha foram recolhidas em torno de 15,7
toneladas. O quantitativo total de resíduos coletados nos três circuitos foi de
105,7 toneladas.
A ação do “Plástico é Vida,
Reciclando na avenida” coletou aproximadamente 4,4 toneladas de resíduos
plásticos no Circuito Dodô. As oito Centrais de Apoio ao Catador coletaram um
quantitativo aproximado de 28 toneladas. Nos cinco dias de carnaval, já foram
coletadas 135,5 toneladas.
Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do
Município (OGM) contabilizou nos seis dias de Carnaval quase 26 mil registros,
entre o atendimento da equipe volante nos circuitos, balcões fixos no Campo
Grande, Barra, Elevador Lacerda e no Fala Folião 156. Do total, 56% foram
elogios, 25% foram informações/orientações, 2% de sugestões, 3,9% solicitações
de serviço e 13% reclamações ou críticas.
A Ouvidoria esteve com o
teleatendimento 24 horas através do Fala Folião 156, além de um efetivo de 45
colaboradores nas ruas, com antecedência de uma hora antes das atrações,
percorrendo todos os circuitos, incluindo o Carnaval dos Bairros. Nos seis dias
de festa, foram computados 12 mil registros.
Manutenção – A Secretaria Municipal
de Manutenção (Seman) realizou, durante os seis dias de folia e pré-Carnaval,
cinco ocorrências com árvores, limpeza de 7.166 metros de calhas e valetas e
4.656 de caixas de sarjeta, desobstrução de 19.096 metros de rede de drenagem,
201 substituições de grelhas, aplicação de 7.844 toneladas de asfalto para
Operação Tapa Buracos, manutenção de 1.272 m² de manutenção de passeios, 1.237
podas de vegetais e 19 remoção de galhos caídos.