null Crédito: André Luís Pires de Carvalho
Um dos serviços que mais atraem críticas de
clientes em todo o país encerrou 2023 com menos reclamações. No ano passado, o
número de queixas relativas a serviços de telecomunicações caiu 24,1% na
comparação com 2022. Os dados foram divulgados pela Conexis Brasil Digital,
associação que reúne empresas de telecomunicações e conectividade, com base na
compilação de números da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em 2023, houve 1.306.213 reclamações contra
serviços de telecomunicações registradas na Anatel, contra 1.721.443 queixas
registradas no ano anterior. Nos últimos cinco anos, ressalta a Conexis, a
queda chega a 56%.
Apenas em dezembro, o número de reclamações caiu
11,4% na comparação com o mesmo mês em 2022, passando de 109.747 para 97.243.
Segundo a Conexis Brasil, dezembro foi o mês com menor volume de reclamações em
todo o ano de 2023.
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Na divisão por tipos de serviço, a maior queda foi
registrada na televisão por assinatura, cujo volume de queixas recuou 31,3% no
ano passado em relação a 2022. Em seguida, vêm a telefonia móvel, com queda de
26,4%; e a banda larga fixa, com redução de 13,5%.
De acordo com a Conexis, dois fatores estão por
trás da queda no volume de reclamações. O primeiro é o Sistema de
Autorregulação das Telecomunicações, que completa quatro anos em 2024. A
associação defende a ampliação da autorregulação para melhorar a relação com o
consumidor e desenvolver o setor.
O segundo fator, na avaliação da entidade, decorre
da plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia ligações de telemarketing de
empresas de determinados setores. Atualmente, o serviço tem mais de 12 milhões
de números cadastrados. Apenas no ano passado, 974.902 números foram
adicionados ao serviço.
Em operação desde julho de 2019, a plataforma
permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas
de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto,
não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.
Agência Brasil