Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente da BYD Brasil,
Tyler Li, esteve nesta quarta-feira (24) no Palácio da Alvorada, em encontro
com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e confirmou que as obras da
futura fábrica da companhia na cidade baiana de Camaçari começarão nas próximas
semanas. Em outubro do ano passado, a BYD inaugurou as unidades fabris na Bahia
e confirmou o investimento de R$ 3 bilhões para instalar três linhas de
produção diferentes dentro de um mesmo complexo, que será o maior polo
industrial da montadora fora da China.
“A BYD vai investir R$ 3 bilhões
no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros
por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo
polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho (empregos diretos e
indiretos) e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a
mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os
colaboradores brasileiros e chineses”, disse Tyler Li após o encontro no
Palácio do Alvorada.
Participaram do encontro, além
do presidente da BYD Brasil, o conselheiro especial da companhia, Alexandre
Baldy, e a responsável pelo Departamento Jurídico da empresa, Gabriela Masetto.
Também estiveram na reunião a primeira-dama Janja da Silva e o ministro da Casa
Civil, Rui Costa.
Os executivos da BYD
apresentaram ao presidente Lula um relatório detalhado do plano bilionário de
investimentos no Brasil. O novo complexo fará com que Camaçari retorne aos
holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em
um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva,
desde peças e acessórios até prestadores de serviços.
As três fábricas da BYD na Bahia
irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio
elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. A expectativa é
iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada
próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
A BYD vai criar ainda um Centro
de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, que terá entre os seus objetivos
desenvolver tecnologia de um motor híbrido-flex, para combinar o etanol com o
motor elétrico. A empresa diz que o Brasil é um país estratégico, que pretende
fortalecer e incentivar o mercado de energia limpa e incentivar o
desenvolvimento de políticas que apostem em um consumo consciente.
A fabricante chinesa, no
encontro, também entregou um Tan, SUV elétrico que custa cerca de R$ 500 mil,
para uso da Presidência da República, com comodato válido por um ano. A
primeira-dama, Janja da Silva, dirigiu o carro no Alvorada e destacou a importância
de incentivar a mobilidade sustentável.
“Dirigindo um carro BYD elétrico, com energia limpa e sem poluição. É um exemplo para que o Brasil possa chegar a uma frota de carros que não polua”, disse a primeira-dama.
O presidente Lula também publicou imagens e um texto em seu perfil na
plataforma X sobre a visita dos executivos da BYD, e comemorou os
investimentos.
“Além da entrega de um carro elétrico
para uso da Presidência da República em comodato, a BYD apresentou um relatório
detalhado do plano de investimentos no Brasil, com foco na construção da
fábrica de carros em Camaçari, na Bahia. Estima-se que serão mais de 10 mil
postos de trabalho criados e R$ 3 bilhões de investimentos, fomentando a
economia local e contribuindo para uma maior produção de veículos sustentáveis
a partir de energia limpa. O Brasil com mais investimentos construindo o
futuro” disse Lula.
A BYD é a maior empresa do mundo na
produção de veículos elétricos e híbridos, e também se consolidou com folga na
liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil em 2023. De acordo com
dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), no ano passado
foram vendidos 17.947 carros da marca, um crescimento de 6.900%, o equivalente
a quase 70 vezes, em comparação com as 260 unidades comercializadas em todo o
ano de 2022.
Entre os veículos 100% elétricos,
chamados de BEV (Battery Electric Vehicles ou Veículos Elétricos de Bateria), o
BYD Dolphin liderou com folga, com 5.971 unidades comercializadas no ano
passado. No ranking dos cinco mais vendidos, o BYD Dolphin vendeu mais do que
os outros quatro modelos somados (4.756 unidades).