Foto: José Cruz/Agência Brasil

Enquanto protestam contra o veto do presidente Lula às emendas de comissão do Orçamento da União, partidos do Centrão e da base aliada ao governo emplacaram nesta terça-feira (24) sete mudanças de vice-presidentes na Caixa Econômica Federal (veja lista abaixo).

PP, Republicanos, PDT e até o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro indicaram nomes para os postos. A aprovação ocorreu na terça (23) pelo Conselho de Administração do banco, e o fato relevante com as mudanças vai ser encaminhado nesta quarta (24) ao mercado.

As mudanças foram negociadas pelo presidente da Caixa, Carlos Vieira, indicado ao cargo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Lira teve palavra final em várias das indicações. No caso do PL de Bolsonaro, a escolha veio do grupo de deputados dentro do partido que apoia Lula.

Ao todo, a Caixa tem 12 vice-presidentes. Carlos Vieira tomou posse em novembro do ano passado e agora está fazendo as alterações no comando do banco, agradando a base aliada do presidente.

A expectativa é que as mudanças ajudem a acalmar os ânimos no grupo de Arthur Lira, insatisfeito com o veto de Lula no Orçamento da União, que atingiu R$ 5,6 bilhões em emendas de comissões.