Somente neste mês de janeiro, a Polícia Civil de Feira de Santana já registrou 29 homicídios. Neste último final de semana, nove pessoas foram assassinadas. As autorias e os motivos dos crimes estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios.

Em visita ao município de Feira de Santana na manhã de segunda-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou novos investimentos na Segurança Pública, como instalações de novas companhias, além do novo programa em parceria com o governo federal, no sentido de diminuir o índice de crimes no estado.

 

“Nós estamos prestes a lançar um programa que a Segurança Pública vai ser vista além da polícia, que é o ‘Bahia pela Paz’, a gente chamava no passado ‘Pacto Pela Vida’. Nós estamos dando uma reformulada e aproveitando o que foi de muito bom no Pacto Pela Vida, adaptando aquilo que precisa mudar agora com um novo governo Lula, então a expectativa nossa, é que a gente possa fazer um grande investimento em áreas que não sejam exatamente com a Polícia Militar, Civil, Bombeiros, DPT e parceria com o governo federal, com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Federal, mas também de um investimento de se preocupar com escola de qualidade, de se preocupar com emprego para esta juventude que ao invés de ficar recebendo convites para o crime organizado, para as drogas, que eles tenham as próprias rendas, pois estes jovens já estão em uma fase de ter renda própria, ter seus gastos e não ser uma captura frágil para o crime organizado. Queremos juntar a renda, a geração do primeiro emprego, educação e fortalecer junto com Lula, a atenção ao combate à pobreza”, declarou o governador durante coletiva de imprensa.

Criação da Cipe Leste

Ao Acorda Cidade, ele falou sobre a nova Companhia Independente de Policiamento Especializado da Região Leste (Cipe-Leste), que foi autorizada ontem (22) e passará a funcionar no dia 1º de fevereiro em Feira de Santana.

“Ainda na transição da eleição, nós construímos um campo de trabalho com a Assembleia Legislativa. Nós fizemos uma adequação, um fortalecimento, uma reestruturação da Polícia Civil, do Bombeiros e da Polícia Militar e entre tantas, foi a criação de uma Companhia Especializada que trate dos temas de crises de conflitos rurais e urbanos. Nós criamos também uma Companhia de motociclistas que vai ficar em Camaçari para dirigir todo o processo desses veículos, e é importante para a mobilização quando não é possível se andar de avião ou de carro ou de barco”, disse Jerônimo.

 

A nova Companhia Cipe-Leste, será responsável também pelo policiamento de mais 15 municípios da região.

“O novo comandante que vai dirigir esta Companhia é o major Neves, o nome dele será divulgado no Diário Oficial, ele que vai comandar todas as ações aqui em Feira de Santana e também vai dar conta de mais 15 municípios. Quero dizer que no mês de fevereiro, estarei de volta a Feira de Santana para entregar mais uma delegacia. Rui Costa entregou aquele novo Complexo do Jomafa, estamos aí dando pressa na empresa para que até o final do mês de fevereiro, início de março, possa já entregar, e estamos com novas companhias, operações que acontecem diariamente, e além disso, são políticas públicas que também envolvem educação, pois não é só polícia, é educação, é cultura e voltaremos para entregar mais duas escolas, como a do Derba que está quase pronta, assim como da antiga usina de algodão”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade