O ator Lázaro Ramos surpreendeu seus fãs ao desmaiar em casa, sendo posteriormente diagnosticado com estafa. O caso trouxe à tona a urgência de cuidados com a saúde mental.

A estafa, caracterizada por esgotamento físico e mental, é uma condição que pode afetar qualquer pessoa. Os sintomas, como fraqueza muscular, visão embaçada e cansaço constante, são indicativos de um desequilíbrio que vai além do aspecto emocional, afetando também o fisiológico.

A psicanalista Andrea Ladislau destaca a importância de reconhecer os sinais de alerta do corpo e da mente e explica que a origem psicossomática da estafa está relacionada a situações cotidianas que desencadeiam efeitos negativos e recorrentes no bem-estar psicológico e emocional.

Esses efeitos, por sua vez, comprometem o funcionamento do corpo, reduzindo a energia e o engajamento nas atividades diárias.

 

“De tão expressivos, esses efeitos vão além do aspecto psicoemocional e passam a acometer também o fisiológico. Assim, eles tendem a causar sintomas que trazem um desgaste crescente no corpo, o que reduz a energia e o engajamento dos indivíduos ao realizar atividades do dia a dia. As causas do problema podem ser bastante diversas, mas compartilham, entre si, fortes gatilhos estressores”, informou.

Sintomas da estafa

· Dos de cabeça

· Fraqueza muscular;

· Cansaço mental;

· Cansaço físico;

· Dor de cabeça;

· Dores no corpo;

· Visão embaçada;

· Irritabilidade e mau humor.

· Insônia ou sono em excesso;

· Problemas de memória;

· Perda do apetite;

· Palpitações;Desânimo;

· Dificuldades de concentração;

· Baixa libido e Tristeza e angústia.

Fatores que podem causar a estafa

Diversos fatores podem desencadear a estafa, destacando-se profissões com alta cobrança e pressão, como a intensa rotina de Lázaro Ramos, envolvido em vários projetos simultâneos. O estresse, privação do sono, alimentação inadequada, ansiedade e sedentarismo são alguns dos gatilhos estressores.
A psicanalista ressalta também a sobrecarga enfrentada por aqueles que assumem diversos compromissos na rotina, como trabalho, estudo e responsabilidades por terceiros. Essas “esponjas emocionais” podem se ver inundadas pelos sintomas da estafa, que incluem desde desânimo e insônia até irritabilidade e falta de concentração.

· Carga intensa de trabalho;

· Trabalho em horários noturnos;

· Alta cobrança e pressão;

· Rotina intensa – envolvimento em vários projetos momentâneos;

· anemia;

· apneia do sono;

· estresse;

· ansiedade;

· privação do sono;

· sedentarismo;

· alimentação inadequada;

· depressão;

· uso de medicamentos.

O episódio de Lázaro Ramos serve como alerta para a importância de reconhecer os sinais de alerta e priorizar a saúde mental antes que a sobrecarga atinja um ponto insustentável. Ignorar esses sinais, conforme destaca Andrea Ladislau, pode levar a problemas mais graves, como depressão e ansiedade.

A mensagem final da especialista é clara: cada indivíduo merece ser sua própria prioridade, não permitindo que a busca incessante por demandas externas resulte em um colapso. A rotina diária de cuidados com a saúde física e mental é crucial, permitindo uma vida equilibrada e sustentável.

“Se permita, dentro do possível da sua realidade, a rotina diária de cuidar de sua saúde física e mental, antes que as exigências da vida alcancem um ponto insustentável. Você merece ser a sua própria prioridade, não o resultado do colapso”, concluiu.

 

Por Acorda Cidade