Após acusações de
responsabilidade pelas falhas no abastecimento de água, a Neoenergia Coelba,
concessionária responsável pela geração e distribuição de energia elétrica na
Bahia, negou que as falhas no fornecimento de energia teriam sido responsáveis
pela parada dos centros de abastecimento da Embasa, empresa responsável pelo
abastecimento de água e saneamento.
A Coelba alega que as oscilações
no fornecimento de eletricidade são “inerentes” a todo sistema de distribuição
e que, entre os dias 20 de dezembro e 02 de janeiro, as interrupções ocorreram
por conta das chuvas que atingiram o estado. Em nota, o órgão afirmou que
“Portanto, cabe a Embasa promover ajustes de sensibilidade e manutenções das
instalações elétricas internas, além de avaliações periódicas para mitigar
sobrecargas por demandas em seu sistema de bombeamento d’água.”
Ainda em nota, a empresa afirmou
que trabalhou ininterruptamente durante o período citado para minimizar os
danos causados pelo clima e subsequente falta de energia elétrica. “A
Neoenergia Coelba segue empenhada em garantir a confiabilidade do fornecimento
de energia e reitera o compromisso com a população baiana e com os poderes
públicos constituídos.”
Confira a nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
A Neoenergia Coelba repudia
eventuais declarações que responsabilizam, exclusivamente, a distribuidora por
falhas no abastecimento de água em função de ocorrências no fornecimento de
energia. Interrupções e oscilações de curto prazo no suprimento de energia são
inerentes a qualquer sistema de distribuição. Portanto, cabe à Embasa promover
ajustes de sensibilidade e manutenções das instalações elétricas internas, além
de avaliações periódicas para mitigar sobrecargas por demandas em seu sistema
de bombeamento d’água.
Os casos pontuais registrados
pela Neoenergia Coelba são devidamente tratados pela empresa com a prioridade
exigida pela prestação de um serviço essencial. A celeridade na solução de
situações isoladas ocorre em razão de um atendimento exclusivo e especializado
para esse tipo de ocorrência. Sobre as intercorrências relatadas pela Embasa,
entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro, a distribuidora esclarece que os
casos estão relacionados, sobretudo, às fortes chuvas que assolaram a Bahia no
final do ano. Durante esse período, a distribuidora atuou de forma ininterrupta
para minimizar os impactos provocados pelas condições climáticas severas.
A Neoenergia Coelba segue
empenhada em garantir a confiabilidade do fornecimento de energia e reitera o
compromisso com a população baiana e com os poderes públicos constituídos.