Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Agência
Brasil- As reclamações de usuários de planos de saúde tiveram crescimento de
49,7% nos primeiros dez meses de 2023. Os dados foram divulgados nesta
quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo
a agência reguladora, o número de reclamações assistenciais e não assistenciais
em 2023 superou os três anos anteriores em todos os meses do ano e chegou ao
maior patamar em agosto, com 36.799 notificações de usuários dos planos de
saúde. As reclamações referentes à assistência dos planos somaram 82,7% das
notificações registradas pela agência até outubro.
Os
dados da ANS permitem calcular o Índice Geral de Reclamações, que aumenta
conforme a insatisfação dos usuários. Segundo a agência, os planos de
assistência médica tiveram 55,1 reclamações para cada 100 mil beneficiários.
Essa proporção era de 24,1 em 2020; de 30,2 em 2021 e de 36,8 em 2022.
Já
os planos exclusivamente odontológicos tiveram em média 1,3 reclamação para a
mesma quantidade de beneficiários nos primeiros 10 meses de 2023 e proporções
semelhantes nos anos anteriores.
Outros
dados
O Boletim Panorama – Saúde Suplementar da ANS mostra que os planos
de saúde tinham 50,9 milhões de usuários de assistência médica e 32,2 milhões
de clientes de planos exclusivamente odontológicos em outubro de 2023, o que
representa um aumento de 1,9% em relação a outubro de 2022.
Segundo
a ANS, apenas os planos coletivos empresariais apresentaram crescimento
positivo (3,57%), enquanto os planos individuais registraram variação negativa
(-1,30%), assim como os coletivos por adesão (-2,44%).
A
ANS também informa que, nos últimos cinco anos, das mais de 11 milhões de
internações anuais no âmbito do SUS, cerca de 1,6% ocorreram em pacientes
cobertos por planos privados de saúde com assistência médica. Já os
atendimentos ambulatoriais somaram, em média, 26,6 milhões de procedimentos
anuais no SUS, dos quais 4,3% identificados como prestados a beneficiários.