Os Estados Unidos declararam que irão apoiar uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, destinada a aumentar o fluxo de ajuda humanitária a Gaza, favorável a um cessar-fogo.

A proposta elaborada pelos Emirados Árabes Unidos, será votada nesta sexta-feira (22), pelos países membros, após ser adiada pelo quarto dia consecutivo, durante duas semanas de negociações intensas. 

Desde o início dos conflitos, em 7 de outubro, os Estados Unidos já vetaram resoluções contrárias a Israel duas vezes. A embaixadora do país nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse que seu país e os estados árabes apresentaram uma versão alterada da proposta, que Washington poderia apoiar. 

“Estamos prontos para votar. E é uma resolução que levará assistência humanitária aos necessitados”, disse Thomas-Greenfield. “Isto apoiará a prioridade que o Egito tem em garantir que colocamos no te... 

O grupo é composto por cinco países com assentos permanentes — EUA, Reino Unido, China, Rússia e França — que, nas votações, possuem o poder de vetar resoluções e 10 outros países com assentos rotativos.