As vendas de livros durante a Black Friday deste ano não superou os números do ano passado. Os dados foram divulgados pelo 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023 – pesquisa realizada pela Nielsen BookScan, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e que analisa as vendas realizadas por livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento.

Entre os dias 6 de novembro e 3 de dezembro, foram vendidos 4,7 milhões de exemplares; contra 5,9 milhões em 2022: o que representa uma queda de 9,32%. Já no faturamento, a queda foi de 1,92%, com o varejo alcançando R$ 209 milhões em dezembro deste ano, contra R$ 213 milhões em 2022.

Em relação ao preço médio, no entanto, houve aumento de 8,16%: de R$ 41,20 em 2022 para R$ 44,56 em 2023.

“O período que incluiu a Black Friday não alterou a tendência de queda real de cerca de 5 a 6% no comparativo com 2022, confirmando ser este um ano de ajustes na dinâmica do mercado não só no Brasil, mas também observada em diversos mercados no exterior”, comentou Dante Cid, presidente do SNEL.