Na Bahia, mais de 5 mil km
de rodovias estaduais já passaram ou estão passando por obras de recuperação,
pavimentação ou implantação em 2023 feitas pela Secretaria de Infraestrutura
(Seinfra). De acordo com a pasta, um dos destaques vai para a pavimentação de
120 km da BA-160, entre Bom Jesus da Lapa, ponte Rio das Rãs e o distrito de
Julião, em Malhada e de 19,1 km do acesso ao distrito de Cantinho, em Urandi,
na BA-263, que liga o entroncamento da BR-122 até a localidade.
Mais exemplos são a restauração dos 42,5 km da BA-617, do
entroncamento da BR-030 até Caculé, passando por Ibiassucê, e dos 28,2 km da
BA-398, de Crisópolis até Acajutiba. Além disso, obras ainda estão sendo
realizadas no território baiano.
“Em 2023, o investimento total para infraestrutura em
rodovias baianas é de R$ 5 bilhões. Em breve, nós iremos concluir outras
importantes obras, como a implantação da BA-649, entre Ilhéus e Itabuna, e do
semianel rodoviário de Irecê, e a pavimentação da BA-573, de Matina até Riacho
de Santana. São ações relevantes para o desenvolvimento de atividades, como o
turismo, agricultura, pecuária e mineração, no território baiano”, valoriza
Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.
De acordo com a pasta, 2023 também marcou a construção e
recuperação de pontes, facilitando o deslocamento entre as localidades baianas.
A implantação e requalificação em um total de 29 pontes que foram entregues ou
estão em andamento em 2023 se tornam grandes vetores para o crescimento
econômico do estado.
Neste ano, o investimento em obras é de R$ 79,2 milhões.
Em destaque, a recuperação estrutural da Ponte do Funil, na BA-001, que liga
Itaparica ao Continente, que foi concluída no último mês de outubro,
facilitando o deslocamento para quem sai de Itaparica em direção às regiões do
Recôncavo e do Baixo Sul baiano.