Foto: Tânia
Rêgo / Agência Brasil
Em outubro,
o volume de serviços na Bahia, na comparação com setembro, expandiu 1,4%,
segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Nessa
comparação, a Bahia não acompanhou o mesmo comportamento que a média nacional
(-0,6%), e recuperou parte da perda de 2,7% acumulada em entre agosto e
setembro. Entre os dez resultados apresentados no ano de 2023, essa é a
sexta expansão registrada para esse tipo de comparação.
Na
comparação com outubro de 2022 o setor cresceu 5,9%. Quatro das cinco
atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as
atividades de Serviços de informação e comunicação (13,9%), que contabilizou a
variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais,
administrativos e complementares (12,3%).
Depois
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,0%), Serviços
prestados às famílias (3,0%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços
(-12,8%) registram recuo. Nessa análise cabe destacar, que o resultado da Bahia
é superior à média nacional (-0,4%).
De acordo
com a SEI, na comparação com o acumulado dos dez primeiros meses do ano de
2022, o setor expandiu 6,9%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de
serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e
comunicação (13,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por
Serviços prestados às famílias (8,7%), depois Serviços profissionais,
administrativos e complementares (7,9%), Transportes, serviços auxiliares aos
transportes e correio (4,4%), e Outros serviços (2,4%). Nessa análise cabe
também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional
(3,1%).
Já no
acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior,
o setor ampliou 6,4%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços
para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e
comunicação (13,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por
Serviços prestados às famílias (8,7%), depois Serviços profissionais,
administrativos e complementares (7,9%).
Eles foram
seguidos pelo setor de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e
correio (4,4%), e Outros serviços (2,4%). Nessa análise cabe também destacar,
que o resultado da Bahia é superior à média nacional (3,6%).