O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou novos decretos do governo da Bahia, reconhecendo a situação de emergência provocada pela estiagem que atinge o município de Itaberaba. Os decretos foram assinados e publicados no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (7).

Os decretos são fundamentados em informações fornecidas pela prefeitura de Itaberaba, em colaboração com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Com o reconhecimento do governo estadual, agora o município pode dar continuidade às ações para atender a população afetada diretamente pela falta de água na região.

Outro benefício alcançado com a assinatura do decreto é a possibilidade do município solicitar o reconhecimento do governo federal e obter apoio para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água potável, por meio da utilização de caminhões-pipa e outras medidas para aprimorar a disponibilidade de água.

Neste ano, as altas temperaturas já esperadas para a época foram potencializadas devido à ação do El Niño. No mês de novembro, com a estiagem ainda mais acentuada, setores do agronegócio têm registrado diversos problemas, como a mortalidade de animais causada pela escassez de pastagens e pela falta de água para a dessedentação.

Além de Itaberaba, outros municípios atingidos pelo decreto são Buritirama, Chorrochó, Feira de Santana, Itaberaba, Itiúba, Lagoa Real, Mansidão, Palmas de Monte Alto, Uauá e Urandi, localizados em várias regiões do estado.Jornal da Chapada com informações da Agência Sertão.