A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), anunciou que o governo do estado disponibilizou novas aeronaves para o combate aos incêndios que devastam regiões do município desde a última quarta-feira (29). A notícia foi divulgada através de uma transmissão ao vivo realizada nas redes sociais da gestora neste domingo (3).

Durante a live, a prefeita anunciou o reforço de mais aeronaves que darão suporte no combate aos incêndios, os quais já se espalharam por um amplo território de Morro do Chapéu. Bastante abalada, a gestora expressou sua preocupação com a situação das chamas na localidade de Passagem Velha, onde elas se propagam cada vez mais rapidamente, causando apreensão entre os moradores das redondezas.

Na gravação, a prefeita ainda parabeniza o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida, quem intermediou o diálogo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Gostaria de agradecer o empenho do secretário Ângelo que, mesmo em Dubai, me ligou, perguntou o que precisávamos, e conseguiu essa ajuda para o nosso município”, frisa a gestora.

Incêndio atinge bairros em Morro do Chapéu
Desde a última quarta-feira (29), incêndios de grandes proporções têm assolado os bairros de Caixa D’água e Passagem Velha. Os moradores dessas localidades já expressam preocupação com a proximidade das chamas de suas casas, e alguns deles relatam dificuldades respiratórias devido à inalação da fumaça tóxica.

As chamas já se aproximam de residências no município | FOTO: Divulgação |

No momento, a Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC) e brigadistas da região atuam no combate às chamas, que, segundo relatos de autoridades, foram provocadas por ações irresponsáveis e criminosas, como queimadas para renovação de pastos.

Além de Morro do Chapéu, nos últimos dias, incêndios florestais atingiram também os municípios de Abaíra, Lençóis e Barra da Estiva. A população pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, bem como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.

Jornal da Chapada