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Joédson Alves/Agência Brasil
O estado da
Bahia tem 87.140 matrículas garantidas no projeto Escola em Tempo Integral do
Governo Federal. Segundo o Ministério da Educação (MEC), R$ 98,4 milhões já
foram repassados para os 411 municípios baianos que implementaram o estudo com
carga ampliada no estado.
Até o fim
de dezembro, haverá novos repasses. O total pactuado pelo programa na Bahia é
de R? 471,5 milhões. Os recursos vão garantir 34.238 matrículas na rede
estadual de ensino e outras 52.902 matrículas na rede municipal.
São
consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece
na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a sete horas
diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos, sem sobreposição entre eles.
Apenas as matrículas criadas ou convertidas em tempo integral a partir de 1º de
janeiro de 2023 poderão ser contadas para fins de participação no programa.
Salvador é
a cidade com maior número de matrículas previstas no estado. São 3.946 e um
valor total pactuado de R? 14,7 milhões. Na sequência dos cinco municípios com
maior número de matrículas estão Feira de Santana (1.625), Vitória da Conquista
(1.273), Camaçari (1.169) e Juazeiro (904).
NACIONAL
No país
como um todo, o Governo Federal já direcionou R? 799 milhões. Um total de 4.148
secretarias de educação — entre estados, o Distrito Federal e os municípios —
recebem a verba. O programa pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas
de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil.
O
investimento total ao longo do programa será de R$ 4 bilhões e vai permitir que
estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em
tempo integral em suas redes. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões
de matrículas.
O MEC
oferece, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às
secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho
pedagógico da educação em uma perspectiva integral.
Além do
tempo e de sua ampliação, é considerado o uso dos espaços dentro e fora da
escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação
com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e
direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de
aprendizagem.
O
Ministério da Educação alerta para o fato de que há secretarias de cidades com
dados desatualizados, o que impede a transferência de recursos. Qualquer dúvida
pode ser esclarecida pelos canais oficiais do FNDE, pelo telefone 0800 616161
(opção 1 para assuntos do FNDE) ou pelo e-mail repasse?cgaux?fnde?gov?br.