Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

A primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, recebeu o mais alto grau da Ordem de Rio Branco. A condecoração é concedida pelo governo federal para homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades pelos serviços ou “ méritos excepcionais”  prestados ao país. A homenagem foi concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e consta na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União. 

 

Quem está na lista para receber a condecoração é a ministra da cultura, Margareth Menezes. Além da baiana, Simone Tebet ministra do planejamento, Esther Dweck ministra de Gestão e Inovação. Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Aparecida Gonçalves (Mulheres) também estão selecionadas para receber a honraria. 

 

Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, vai receber a mesma distinção. 

 

Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal está entre os homenageados, junto com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o líder indígena Raoni, e os governadores do Pará, Jader Barbalho Filho (MDB) e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

 

A publicação do Diário consta ainda que seja concedido, de forma póstuma, o título de comendador da Ordem do Rio Branco para as cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee. O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips receberam o título póstumo de comendador da Ordem do Rio Branco, segundo consta na edição do Diário Oficial da União desta.