Foto: Tânia
Rêgo / Agência Brasil
Após
registrar queda de 2,8% em agosto, o volume de serviços na Bahia volta a cair,
mas dessa vez de maneira mais discreta, com retração de 0,4% na comparação
com o mês anterior.
Os dados da
Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de
Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Apesar da
queda em relação a agosto, na comparação com setembro de 2022, o setor cresceu
2,5%. Ainda assim, essa já é a quarta retração registrada para esse tipo de
comparação no ano de 2023 no estado. A Bahia acompanhou a tendência nacional,
já que a média para o conjunto dos estados foi de -0,3%.
De acordo
com a SEI, o mês de setembro foi marcado pelo “baixo dinamismo no consumo dos
serviços ofertados pelas empresas do setor, motivado pela inflação ainda
elevada e pela queda da confiança empresarial no estado”.
ATIVIDADES
Três das
cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima. De acordo com a SEI,
os destaques foram as atividades de Serviços de informação e comunicação
(11,6%), seguida pela atividade de Serviços prestados às famílias (7,8%),
depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,0%).
Ainda
segundo a Superintendência, por outro lado, as atividades de Transportes,
serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,5%) e Outros serviços (-3,0%)
recuaram. Nessa análise cabe destacar que o resultado da Bahia é superior à
média nacional (-1,2%).
Na
comparação com o acumulado dos nove primeiros meses do ano de 2022, o setor
expandiu 7,0%. Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para
cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação
(13,5%), seguida por Serviços prestados às famílias (8,4%), depois Serviços
profissionais, administrativos e complementares (7,5%).
Outros
serviços (4,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio
(4,5%) fecham a lista. Nessa análise a SEI destacou que o resultado da Bahia
foi superior à média nacional (3,4%).
Já no
acumulado dos últimos doze meses, em relação ao mesmo período do ano anterior,
o setor registrou ampliação de 6,3%. Mais uma vez, todas as cinco atividades
puxaram o volume de serviços para cima.
O setor de
Serviços de informação e comunicação (9,1%) apontou a variação mais expressiva,
seguida por Outros serviços (8,5%), depois Serviços prestados às famílias
(6,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%) e
Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,7%). Mais uma vez,
nessa análise cabe também destacar, que o resultado da Bahia é superior à média
nacional (4,4%).