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Priscila Melo / Bahia Notícias
Um
jingle chiclete invadiu o horário nobre da televisão desde o final de outubro.
Em uma versão adaptada do hit "Cheguei", a cantora Ludmilla alardeia
cupons, promoções, frete grátis e toda sorte de benefícios para quem decidir
dar uma espiadela no aplicativo da Shopee neste sábado (11).
Não é uma
data qualquer. Trata-se do "11.11", Double Eleven ou Dia dos
Solteiros, um dos maiores chamarizes do calendário varejista global. A
estratégia de marketing vem como uma dupla divulgação: enquanto promove a
marca, também ajuda a consolidar o dia de ofertas no imaginário do consumidor
brasileiro, já habituado às promoções de novembro da Black Friday.
Shein e
AliExpress, outras duas gigantes asiáticas do comércio eletrônico, também se
preparam para o dia de promoções mais agressivas do calendário. Somadas, as
três vão disponibilizar R$ 34 milhões em cupons a duas semanas da Black Friday,
marcada para o próximo dia 24.
A
proximidade não é por acaso. O Double Eleven –inicialmente criado por
universitários chineses para celebrar a solteirice, sem qualquer apelo
comercial– virou a versão asiática da tradicional liquidação norte-americana,
impulsionado por ações promocionais do grupo Alibaba, dono do AliExpress, em
2009.
Desde
então, o Dia dos Solteiros virou um fenômeno varejista impulsionado pela China,
dona do maior mercado consumidor do mundo. Lá, foram mais de US$ 156 bilhões em
vendas no ano passado, segundo a empresa de análise Xingyun Data.
Aqui,
porém, só começou a ganhar tração depois que ecommerces asiáticos caíram no
gosto dos brasileiros. Ano após ano, crescem as ações promocionais para atrair
a clientela para o agora chamado "Esquenta da Black Friday", em mais
um dos muitos nomes possíveis para a data.
"O
Double Eleven coincide com uma estratégia que todos os varejistas têm adotado:
a de antecipar a Black Friday", diz Danniela Eiger, diretora de varejo da
XP.
"Desde
o ano passado, muitos deles têm investido no Black November, que é distribuir
promoções ao longo do mês todo. Acredito que isso vai ajudar o Double Eleven a
pegar aqui."
Essa é a
ideia. A Shopee, por exemplo, estima que o 11.11 seja o dia mais aquecido de
2023. Embora não divulgue números concretos, a expectativa é de alta nas vendas
em relação ao ano passado, de acordo com Felipe Piringer, diretor de marketing
da empresa.
"Esperamos
um crescimento bem agressivo para este mês de novembro, muito puxado pelo
Double Eleven, mas também pela Black Friday", disse à Folha. "São
campanhas de tamanhos similares. A Black Friday terá R$ 8 milhões em cupons
oferecidos no dia; o Double Eleven, R$ 10 milhões."
A Shein
disponibilizará R$ 11 milhões em cupons no Dia dos Solteiros e outros R$ 11
milhões na Black Friday. "Fizemos até o trocadilho do 11.11 com os cupons.
Os marketplaces asiáticos estão cada vez mais chancelando essa data, que tem
virado uma constante no calendário brasileiro", disse Raquel Arruda,
diretora de marketing.
No
AliExpress, serão R$ 13 milhões em descontos, o maior investimento da história
da empresa no Brasil para a data.
Os
consumidores devem ficar atentos às novas regras para a tributação de compras
internacionais acima de US$ 50. Uma pesquisa do Promobit, plataforma
especializada em monitoramento de preços, aponta que apenas 19% dos
respondentes vão comprar na Double Eleven, ante 25% do ano passado. Entre os
que não vão aproveitar as promoções da data, 23% afirmam ser devido às taxas de
importação.
Na análise
do Promobit, trata-se de uma resposta ao Remessa Conforme, em vigor desde
setembro. O programa promove a isenção de impostos de importação em compras
internacionais de até US$ 50 (R$ 245, na atual cotação) e prevê liberação mais
rápida no despacho aduaneiro.
No Remessa
Conforme, os consumidores pagam 17% de ICMS (Imposto sobre Circulação de
Mercadoria e Serviços), que é estadual.
"Na
prática, ele tende a estimular o consumo. O Remessa Conforme simplifica e torna
o processo de importação mais transparente, de forma que a entrega dos produtos
é muito mais rápida", diz Luiz Guanais, analista de consumo e varejo do
BTG Pactual.
"Mas
pode ter um efeito psicológico aí. O programa passou a regular importações que
estavam entrando sem pagar imposto no Brasil. Por mais que a alíquota tenha
sido zerada, o ICMS ainda incide e, para produtos que antes não eram taxados,
significa uma carga tributária maior."
Isso ajuda
a explicar as liquidações agressivas dos marketplaces asiáticos, uma forma de
reconquistar a clientela perdida do ano passado para cá. Para o consumidor, em
especial aquele que planeja gastar menos de R$ 245 nas datas promocionais, os
descontos podem valer a pena.
VEJA DICAS
DE COMO APROVEITAR O 11.11 NA SHOPEE, ALIEXPRESS E SHEIN
SHOPEE
Os produtos
terão até 70% de desconto, além de cupons de frete grátis para compras acima de
R$ 10
A empresa
prepara uma "maratona" de lives. No perfil oficial da Shopee, serão
12 horas de transmissão das melhores ofertas do dia em todas as categorias
Além do
setor de eletroeletrônicos, os maiores fluxos de vendas são esperados para as
categorias de decoração, moda feminina e saúde e beleza
No mercado
daqui, mais de 90% dos vendedores da Shopee são brasileiros – ou seja, o
Remessa Conforme não entra na conta. Ainda assim, vale dobrar a atenção para
evitar ciladas
Em casos de
devolução, o consumidor tem até sete dias da data de recebimento da compra para
solicitar o estorno no aplicativo da Shopee. Na maior parte dos casos, a
empresa arca com os custos do processo. Mas, se foi enviado um produto errado
ou com defeito, quem paga é o vendedor
SHEIN
Segundo a
diretora de marketing Raquel Arruda, as categorias mais visadas da Shein serão
tops femininos, jeans e roupas íntimas. Além dos R$ 11 milhões em cupons, a
marca vai ofertar promoções forma progressiva ao longo dos próximos dias
Do dia 11
ao 19, os produtos terão até 80% de desconto. Do 20 ao 23, 85%. Na Black Friday
(24), 90%. Além disso, entre 23 e 24 de novembro, serão 48 horas de frete
grátis
Em termos
de tributação, valem as regras do Remessa Confome: em compras de até US$ 50,
estão isentos impostos federais de importação. A Shein subsidia parte da
cobrança do ICMS para os consumidores
Em caso de
devolução, o cliente tem até 20 dias, a partir da data de recebimento, para
retornar os itens para a Shein. Existem dois métodos de envio: um a partir da
etiqueta de devolução pré-paga, via Correios, e outro pago pelo próprio cliente
Na etiqueta
de devolução pré-paga, o primeiro envio não é cobrado do consumidor. Mas, caso
ele decida devolver mais um item do mesmo pedido depois, será cobrada uma taxa
de R$ 45, descontada do reembolso
No segundo
caso, o cliente escolhe a empresa de logística para fazer a devolução e arca
com o custo do frete
ALIEXPRESS
O braço de
ecommerce do grupo Alibaba terá cupons e descontos de até 70% em todas as
categorias, além de uma promoção para itens selecionados: a cada US$ 30 (R$
147) gastos, o cliente ganha US$ 3 (R$ 15) de desconto.
O
AliExpress ainda promete entregas em até dez dias úteis e 20% de desconto
adicional na categoria "Choice", um serviço de curadoria de produtos
com o melhor custo-benefício na plataforma
Outra
novidade para o Double Eleven é o programa "Compartilhe e Ganhe", que
permite que usuários compartilhem produtos com amigos e familiares. Caso
efetuem a compra, o cliente ganha até 15% do valor pago por eles em saldo na
carteira do app
Em temos de
tributação, também funcionam as regras do Remessa Conforme
Em caso de
devolução, o cliente tem o prazo de 15 dias após o recebimento do produto.
Alguns vendedores oferecem devolução grátis, e o consumidor pode usar essa
política como filtro de compras dentro do aplicativo.