Através de um comunicado publicado nas redes sociais, a prefeitura de Nova Redenção orientou a população sobre as medidas de prevenção de incêndios florestais. O objetivo da postagem é conscientizar a população sobre os riscos que os incêndios representam para a biodiversidade da Chapada Diamantina.

“Não coloque fogo no lixo, não use fogo para limpar terrenos e não jogue cigarros e fósforos acesos no chão. As queimadas trazem prejuízos para a nossa saúde e para o meio ambiente. Seja consciente”, diz um trecho da publicação.

Nos últimos meses, brigadistas e bombeiros têm enfrentado incêndios em diversas áreas da Chapada Diamantina. As altas temperaturas e o período de estiagem têm contribuído para o aumento das queimadas, mas a ação humana também está relacionada à piora da situação.

A prefeita Guilma Soares (PT) pediu o apoio da população de Nova Redenção em prol do combate às queimadas. “Nós podemos ser aliados dos bombeiros e brigadistas nesta luta. Além de todas as orientações passadas, peço a população de Nova Redenção que não deixe de denunciar queimadas ilegais”, frisa a gestora.

Jornal da Chapada