Um novo terremoto atingiu o oeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Irã, na manhã deste domingo (15), deixando pelo menos uma pessoa morta.  O sismo de magnitude 6,3 foi o terceiro a afetar a região em dez dias - o primeiro, ocorreu no dia 7 deste mês e deixou mais de 2.000 mortos.

O terremoto atingiu uma região a 33 km de Herat, na província de mesmo nome, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O diretor do hospital regional, Abdul Qadeem Mohammadi, disse à agência de notícias AFP que ao menos 93 pessoas ficaram feridas.

Segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, o terremoto deste domingo ocorreu a uma profundidade de dez quilômetros da superfície. A maioria dos moradores de Herat estão dormindo ao ar livre, uma semana após o primeiro sismo, por medo de novas ocorrências.

O terremoto do dia 7, também de magnitude 6,3, foi seguido por oito tremores secundários, que derrubaram fileiras de residências no campo e feriu centenas de pessoas. Quatro dias depois, outro tremor de mesma intensidade matou uma pessoa e feriu mais 130. 

Mais de 90% dos mortos nos terremotos eram mulheres e crianças, segundo informou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no dia 11. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 20 mil pessoas foram afetadas pela emergência. Pelo menos seis cidades rurais do distrito de Zenda Jan foram completamente arrasadas.