Um avião soviético explodiu logo após pousar no Aeroporto Internacional de Gao, no Mali. A aeronave pertencia a empresa Ruby Star Airways, com sede em Minsk, em Belarus.

 

O número de mortos ainda não foi confirmado, a expectativa é que ao menos 140 pessoas estivessem a bordo da aeronave. A informação é do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

O caso aconteceu no último sábado (23), mas só ganhou repercussão na quarta-feira (27), quando as autoridades locais informaram que identificaram apenas uma das vítimas, que seria um tenente-coronel do Exército de Mali.

 

Segundo a revista francesa Jeune Afrique, o avião transportava soldados do Grupo Wagner, criado pela Rússia. No entanto, a informação ainda não foi confirmada.

 

O Grupo Wagner atua no Mali desde 2020, quando uma junta militar tomou o governo do país e expulsou tropas francesas sob acusações de neocolonialismo.

 

A explosão da aeronave aconteceu semanas depois que o líder mercenário Yevgeny Prigozhin, que comandava o grupo, morreu em uma queda de avião perto de Moscou, capital da Rússia. Confira o momento da explosão: