A fila da regulação é uma das “pedras no sapato” para o início do mandato do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Contudo, em entrevista ao Bahia Notícias, a secretária de Saúde do estado (Sesab), Roberta Santana, garantiu que a pasta deve apresentar um “modelo de gestão da regulação” dentro de um prazo de 45 dias, para melhorar o serviço ao redor do estado. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (10), a titular da pasta afirmou que a Sesab já iniciou os estudos para o aprimoramento da regulação.

 

“Essa é uma pauta que tenho com ele [Jerônimo] quase que diariamente. A gente deve estar em breve apresentando uma proposta do modelo de gestão da regulação. Eu acredito que isso vai ter o impacto que a gente espera e é nesse sentido que a gente tem trabalhado. Estamos com cautela para anunciar pois estamos estudando, pesquisando, para que efetivamente a gente dê a resposta que se espera da regulação. Entre 30 e 45 dias a gente deve ter isso consolidado para poder apresentar”, explicou Roberta.

 

Em janeiro, em entrevista ao Bahia Notícias, a titular da Sesab garantiu que a pasta iria aprimorar o funcionamento da regulação ao redor do estado. Na época, Roberta Santana pontuou que sua intenção enquanto chefe da pasta é "trabalhar é para o fortalecimento desses protocolos e desses processos". 

 

VACINA BIVALENTE

A secretária também fez uma “prévia” do balanço do dia D para a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente. De acordo com ela, ainda não é possível precisar se a meta de 1 milhão de doses foi batida, mas avaliou que a repercussão da campanha foi positiva para chamar a atenção para a imunização.

 

“A gente ainda não tem certeza se não atingirmos esse número. Como a campanha acontece intensamente no sábado, os municípios deixam para atualizar os dados depois no sistema, ontem estava em torno de 850 mil. Posso assegurar de que o movimento que a gente quis fazer de chamar a atenção para a vacina teve efeito positivo”, disse Roberta.