No Dia Internacional da Parteira, nesta sexta-feira (5), estreia na plataforma Bombozila o curta-metragem ‘Áurea’, da diretora Hewelin Fernandes. O documentário, lançado em 2021, mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina. (veja aqui)

A história de Áurea é uma união de sabedorias que se funde com o conhecimento tradicional de Dona Áurea com o pensamento científico de doutor Áureo. Desde o lançamento, o curta participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais e recebeu diversos prêmios, como o de melhor curta nacional no Festival de Cinema Alter do Chão 2021, o de melhor documentário no Festival de Cinema de Muriaé em 2021 e a menção honrosa no Festival Cine PE também em 2021.

O curta ainda participou da competitiva Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, na Mostra OroCine em 2022, do Festival de Cinema de Santa Teresa, Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba, Latino & Native American Film Festival 2022, Seleção Oficial Planeta.Doc em 2021 entreoutros. O documentário foi exibido em diversas instituições, como cine clubes, universidades, escolas públicas e unidades de saúde da família.

O médico Aúreo Augusto, um dos personagens do curta, foi convidado para palestrar na Feira Literária de Mucugê (Fligê), enquanto a parteira Áurea viajou para Salvador a convite do Coletivo Limiar para uma sessão especial na sala de Cinema do Museu, onde foi exibido o curta-metragem e uma roda de debate com doulas, parteiras e enfermeiras.

Com a estreia na plataforma Bombozila, o filme poderá ser visto a qualquer hora e dia de forma livre e online. A plataforma reúne mais de 600 títulos do Brasil e da América Latina, todos com o propósito de gerar impacto social. E a estreia acontece justamente no Dia Internacional da Parteira – um reconhecimento da importância das parteiras e dos profissionais que atuam em prol da saúde da mulher e da família.

Jornal da Chapada