A Justiça Eleitoral já marcou para esta sexta-feira (5), às 10h, a diplomação dos novos vereadores de Boa Vista do Tupim, na região chapadeira. Assumem as cadeiras vagas os suplentes Sérgio do Zuca (PSDB) e Gilvan Fortuna (União Brasil). A decisão aconteceu após pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois novos edis serão diplomados para que a Câmara realize a posse deles.

O fórum de Itaberaba, que cobre Boa Vista do Tupim, recebeu na última sexta (28) o pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a recontagem de votos. Os dois vereadores cassados Caboré do Zuca (PT) e Deli da Beira Rio (PT), perderam seus mandatos por fraude em cota de gênero do Partido dos Trabalhadores.

Os dois vereadores cassados são ligados ao deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Montagem do JC |

Entenda o caso
Os ministros do TSE concordaram com o argumento do PSDB do município chapadeiro de que o PT havia lançado candidatas mulheres que não fizeram campanha, tendo três delas não obtido sequer um voto. Deli da Beira Rio se elegeu no PT, mas tinha migrado para o grupo de Henrique, e por ser da chapa de Gidu Trabuco, candidato petista, o mandato dele caiu também.

Conforme fonte ligada ao Jornal da Chapada, a situação está resolvido e os dois suplentes serão diplomados na sexta. “Desde a primeira matéria que o site fez, os vereadores tentam dizer para suas bases que a notícia era falsa, mas conseguimos comprovar tudo na justiça. Fraudaram as contas de gênero, como deve ter acontecido em outros municípios. Que isso sirva de alerta aos dirigentes do PT”, sintetiza um morador.

Jornal da Chapada