No município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, o campus do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano) está com edital de seleção aberto com oferta de 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária e 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade Subsequente ao Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 24 de abril a 24 de maio.

Para concorrer às vagas, é preciso preencher o formulário digital disponível na página do certame e enviar a documentação exigida pelo edital. O curso é gratuito, sem taxas de mensalidade nem de matrícula. Esta modalidade é voltada para quem concluiu ou conclui até a data da matrícula o Ensino Médio. O critério de seleção é a ordem de manifestação de interesse nas vagas.

Inscrições Presenciais
Também é possível se inscrever presencialmente no campus, localizado na Rodovia BA 233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000. O horário de atendimento para inscrições presenciais é das 08h às 12h e das 13h às 16h. Detalhamento completo do processo seletivo está disposto no Edital. Para esclarecer dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail pelo endereço: prosel.itaberaba@ifbaiano.edu.br.

Sobre o curso de Agropecuária
O curso forma técnicos aptos a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários. O técnico em Agropecuária administra propriedades rurais; elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Sobre o curso de Meio Ambiente
O curso forma técnicos aptos a realizar coleta, armazenamento e interpretação de informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. O técnico em Meio Ambiente auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental.

Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos. As informações são de assessoria.