Visivelmente abalado, o vereador Gil Sampaio (PSD) gravou um vídeo nesta quinta-feira (27), na câmera de Vereadores do município de Iaçu, região da Chapada Diamantina, comunicando que não conseguiu ter acesso às provas do processo que já está em trâmite referente a sua cassação de mandato. O político afirma que está sofrendo uma perseguição política por parte da base do prefeito Nixon Duarte (PSD).

Gil ressalta que a prefeitura ligou para o presidente da Câmara e não foi autorizada a receber o documento do seu advogado pedindo as provas do processo. “Eu estou sendo vítima de uma perseguição politica por parte do prefeito e do presidente da Câmara [Claudio da Farmácia, do PP]. Não tenho nem acesso aos documentos que estou sendo processado, só queria dizer a vocês que em 12 anos de mandato eu nunca faltei com decoro parlamentar, eles querem que chegue o dia da votação e eu não tenha acesso à documentação e não prepare a minha defesa, a orientação do meu advogado é que eu procure o MP para que eu tenha acesso à documentação e me defender”, sintetiza Sampaio.

Gil era tido como ‘aliado de primeira hora’ do prefeito Nixon Duarte. Ele é irmão da vice-prefeita Iracy Sampaio Ramos (PSD), a popular ‘Sisy’, que é também ex-esposa de Macarrão – líder político no município chapadeiro. Foi Macarrão que intermediou a ida de Nixon Duarte para o PSD do senador Otto Alencar, por quem Macarrão tem verdadeiro apreço.

O município chapadeiro está no meio desta crise política após racha no grupo do prefeito. Conforme o Iaçu Notícias, Macarrão não está mais indo aos eventos e reuniões da prefeitura, tampouco posa para fotos com o prefeito. A situação está sendo exposta na Câmara de Vereadores todas as semanas.

Esse processo aberto contra Sampaio aconteceu após a sessão de abertura realizada no dia 27 de fevereiro, quando teve uma confusão entre o presidente da Casa, Cláudio da Farmácia, e o vereador do PSD. O edil aponta que está sendo processado por fazer críticas à gestão atual.

Jornal da Chapada