O governo estadual, via Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), interditou temporariamente atividade de pesquisa mineral executada pela Mineração Novo Rumo Ltda na região da Serra da Chapadinha, no município de Itaetê. A interdição aconteceu após uma operação de fiscalização realiza no último dia 20 de abril.

Realizada por uma equipe de especialistas da sede e da Unidade Regional (UR) do Instituto na Chapada Diamantina, a ação contou com a parceria da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis. A operação deflagrada é resultado das denúncias de extração irregular de ferro e desmatamento na Serra da Chapadinha.

“Em campo foi observado e constatado, que na área da propriedade em questão, estava em curso apenas a pesquisa mineral não sendo observado indícios de desmatamento”, aponta texto publicado pelo Inema. Conforme órgão, “a Serra da Chapadinha está inserida em área de Mata Atlântica, com existência de diversas nascentes e rios, sendo o Rio Una (afluente do Paraguaçu) um dos mais importantes da região”.

Área de sondagem ao lado de um corpo d’água | FOTO: Divulgação |

“O Inema tem realizado um trabalho intenso de fiscalização, tanto em atendimento à denuncias quanto preventivamente, monitorando esta região de importantíssima relevância ambiental, devido a sua grande biodiversidade”, ressaltou a coordenadora da UR Chapada, Simone Sodré.

O Inema disponibiliza para a população um canal exclusivo para denúncias, através do número: 0800 071 1400 ou e-mail: denuncia@inema.ba.gov.br. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.

Jornal da Chapada

Leia também