O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está com inscrições abertas para o preenchimento de 42 vagas destinadas à contratação de agentes temporários ambientais. As oportunidades são para atuação no Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Palmeiras e Mucugê, com o objetivo de apoiar a prevenção e o combate a incêndios florestais e na realização de atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo nas unidades de conservação federais.

As vagas são nas áreas de brigada e previsão de incêndio, nas funções de Brigadista (Nível I), com 35 vagas, e de Chefe de Esquadrão (Nível II), com 17 vagas. A exigência de escolaridade é o ensino fundamental incompleto. A maior parte das vagas é para atuação de seis meses, no entanto, também há vagas com contratos de dois anos.

Para concorrer a uma das oportunidades, é necessário que o candidato possua escolaridade em nível fundamental incompleto. As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (28), presencialmente, na sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, ou pelo formulário eletrônico, também até o dia 28. Só será aceita inscrição em uma vaga por candidato, e não será cobrada taxa de inscrição.

Os candidatos aprovados para a função de brigadista receberão remuneração de um salário mínimo e para a função de Chefe de Esquadrão de um salário mínimo e meio, ambos com acréscimos de benefícios legais.

A seleção será realizada por aplicação de teste de aptidão física e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas. Os exames serão aplicados entre os dias 4 e 5 de maio de 2023, conforme agendamento prévio. Os selecionados serão convocados para participar de um treinamento de 15 a 19 de maio, em Palmeiras, e de 22 a 26 de maio, em Mucugê.

A contratação de agentes temporários ambientais é uma iniciativa importante para a preservação e conservação das unidades de conservação federais. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma das mais importantes áreas protegidas do país e a contratação desses agentes contribuirá para a proteção da biodiversidade e a prevenção de incêndios florestais.

Jornal da Chapada