A 27ª Semana de Arte e Cultura de Nova Redenção e o 8° Festival de Música Regional da Chapada Diamantina foram um verdadeiro sucesso. Durante quase uma semana, moradores e visitantes puderam desfrutar de muita música, arte, cultura e literatura em diversas atividades matutinas, vespertinas e noturnas.

Um dos destaques da semana de arte e cultura foi o lançamento de quatro livros. ‘Poemas, Causos e Contos’, de Ivan Soares, ‘Pretinha de Ébano vai à África’, de Calypsa Brito, ‘Girassóis estendidos na chuva’, de Louise Queiroz, e ‘Minhas Estórias, uma ponte para o riso’, de Lustosa Nogueira. Além disso, houve uma Roda de Conversa com os autores. O homenageado da Semana de Arte e Cultura de Nova Redenção foi o escritor chapadeiro Herberto Sales.

A abertura da semana de arte e cultura contou com a presença da prefeita Guilma Soares (PT), do ex-prefeito e secretário de Governo Ivan Soares, do secretário de Educação, Jânio Andrade, da diretora do Departamento de Cultura, Naina Chaves, de profissionais da rede municipal de ensino e de um público animado formado por alunos da Creche Nova Esperança e das escolas Jardim Encantado, Maria Emília e Regina Senna. A semana teve início no dia 18 de abril.

Na abertura também houve apresentações musicais das estudantes do projeto ‘Cultura na Escola’. Mas a música foi ainda mais celebrada durante o 8° Festival Regional da Chapada Diamantina. Foram dois dias de evento. Nova Redenção respirou música de qualidade e recebeu artistas de vários estados brasileiros. A abertura do festival contou com a ilustre presença do forrozeiro Adelmario Coelho.

Ao todo, 26 músicas foram apresentadas, encantando o público e os jurados, que tiveram a difícil missão de escolher seis finalistas. A grande final garantiu troféus, medalhas e premiação em dinheiro. A Semana de Arte e Cultura de Nova Redenção e o Festival de Música Regional são eventos importantes que enriquecem a cultura local e atraem visitantes de todo o país.

Jornal da Chapada

Veja como ficou a classificação do Festival Regional:
MELHOR TRABALHO DE CULTURA POPULAR:
CIDADE/ESTADO: SALVADOR – BA
MÚSICA: POÉTICAS ORAIS
COMPOSIÇÃO: LAÉCIO SAMBADOR
INTERPRETAÇÃO: LAÉCIO SAMBADOR E SAMBA DE PRATO

MELHOR INTÉRPRETE:
CIDADE/ ESTADO: LAPÃO – BA
MÚSICA: A FÉ DO MEU REPENTE
COMPOSIÇÃO: UMBERTO C. DOURADO JR
INTERPRETAÇÃO: MARCELE LAÍS

MELHOR LETRA:
CIDADE/ ESTADO: NOVA REDENÇÃO – BA
MÚSICA: RETALHOS DA BAHIA
COMPOSIÇÃO: SAMARA NEVES
INTERPRETAÇÃO: RENATA RODRIGUES

3° LUGAR:
CIDADE /ESTADO: IBITIRAMA- BA
MÚSICA: SÃO FRANCISCO, NASCIMENTO E MORTE
COMPOSIÇÃO: GERRI CUNHA E LAMARTINE ARAUJO
INTERPRETAÇÃO: GERRI CUNHA

2° LUGAR:
CIDADE/ESTADO: BOM JESUS DA LAPA-BA
MÚSICA: TRAGÉDIA EM TRAJETÓRIA
COMPOSIÇÃO: PAULO GABIRU E ANDRÉ MARQUES
INTERPRETAÇÃO: PAULO GABIRU

1° LUGAR:
CIDADE/ESTADO: MONTES CLAROS – MG
MÚSICA: O VENDEDOR DE PIPAS
COMPOSIÇÃO: RONALDO TOBIAS
INTERPRETAÇÃO: RONALDO TOBIAS